Notícias

Agricultores familiares do Paraná têm boas expectativas para safra de soja 2017/2018

Atendimento do consultor Paulo Mudrei na propriedade do agricultor Reinaldo Lehun, em União da Vitoria-PR.

As equipes do programa de agricultura familiar da Cargill (Selo Combustível Social) iniciaram os atendimentos da safra de soja 2017/2018 no mês de agosto. Nesta primeira fase do trabalho, além da coleta de solo para análise, é feito o planejamento da atual safra juntamente com os agricultores familiares, com levantamento de dados como área de plantio e variedades a serem plantadas.

Segundo os consultores do Instituto BioSistêmico (IBS) que executam a assistência técnica no Paraná pelo programa, as expectativas dos agricultores atendidos são boas para esta safra. No Estado, que é o segundo maior produtor de soja do país, estima-se que a área de plantio seja ampliada em 3% nesta safra, passando de 5,2 milhões de hectares para 5,4 milhões de hectares.

De acordo com o engenheiro agrônomo Samuel Guilherme Ladwizak, há uma certa apreensão em relação ao clima por causa da falta de chuvas neste início de safra. “Na região de Cascavel, a semeadura estava prevista para começar a partir de 10 de setembro. Porém com o atraso das chuvas, os produtores estão no aguardo de melhores condições climáticas para entrar em campo”, afirma.

A previsão de plantio da maior parte dos produtores gira em torno do dia 15 de outubro até 15 de novembro, segundo o consultor Antônio Augusto Momesso que atua nos municípios de Palmeira e Prudentópolis. “Uma minoria dos produtores planta no começo de outubro e alguns plantam no final de dezembro, pois cultivam feijão como primeira safra”, complementa.

ece89b21-1660-4334-a05f-1e784d2fb9db

Como ocorre todos os anos, os engenheiros agrônomos do programa indicam o plantio direto aos produtores, além de uma boa camada de palhada no solo. “Isso ajuda a manter a umidade no solo, dando maior estabilidade a um eventual período de estiagem. Também orientamos a adubação adequada para cada tipo de solo, com fracionamento de parte da adubação em cobertura como o cloreto de potássio”, explica o engenheiro agrônomo Paulo Mudrei.

Conforme relatam os consultores do IBS, a maioria dos produtores estão bem preparados e realizaram corretamente a correção do solo com calcário e outros manejos, como a subsolagem quando necessário, proporcionado assim um ótimo ambiente para o desenvolvimento das plantas.

Sobre o programa

O programa de agricultura familiar da Cargill (Selo Combustível Social) foi iniciado em 2011 com o objetivo de capacitar e assistir agricultores familiares na produção de soja destinada à fabricação de biodiesel. Faz parte do cumprimento legal para a obtenção e manutenção do Selo Combustível Social, necessário para o setor de biodiesel e que permite a participação em leilões de maneira integral.

O IBS responde há 7 safras pela execução da assistência técnica do programa com fomento da agricultura familiar por meio de informação, capacitação e inovações tecnológicas voltadas ao desenvolvimento sustentável das lavouras.

 

Tópicos: , , , , ,

Voltar ao topo