Notícias

Agricultores do Conexão Mata Atlântica recebem 10 mil mudas de espécies nativas


As mudas serão plantadas em áreas de instalação de sistemas agroflorestais

Pitanga, pau-brasil, ipê, goiaba, cambuci e araçá são algumas das 64 espécies de um total de 10 mil mudas doadas, em dezembro, para agricultores beneficiários do Conexão Mata Atlântica atendidos por meio do Instituto BioSistêmico (IBS) na região da zona de amortecimento do Parque Estadual Serra do Mar (PESM) – Núcleo Itariru.

A doação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA), Fundação Florestal (FF) e a Companhia Energética de São Paulo (CESP). As mudas serão plantadas em áreas de instalação de sistemas agroflorestais nas propriedades rurais dos quatro municípios atendidos na região do Núcleo Itariru: Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo e Miracatu.

Ao todo, 100 produtores receberam as mudas e as devidas orientações para plantio por meio da assistência técnica do IBS que atua no projeto. “Ações como essa contribuem para o fomento das cadeias produtivas, valorizando as espécies nativas da região, além de possibilitar a recuperação de algumas áreas de preservação permanente degradadas”, pontua a engenheira florestal Thais Lima, coordenadora das atividades do IBS no Conexão Mata Atlântica.

De acordo com o agroécologo Humberto Munareti, que atua no projeto pelo IBS, “a doação de mudas aos agricultores foi de extrema importância, já que existe uma carência de acesso às espécies nativas da região, nos viveiros mais próximos, tanto pelo custo das mudas como pela falta de disponibilidade dessas espécies”.


100 produtores receberam as mudas e as devidas orientações para plantio

P“A doação de mudas feita pelo Conexão Mata Atlântica foi um grande incentivo ao nosso projeto de reflorestar o sítio. Recebemos mudas de árvores que estão ficando cada vez mais raras na natureza. Agora poderemos fazer um trabalho de plantio e preservação dessas espécies e promover a diversidade da Mata Atlântica”, afirma o produtor Bruno Pinheiro, atendido pelo projeto em Pedro de Toledo.

Para a produtora Silvana Pereira, atendida pelo projeto no município de Itariri, a doação veio em bom tempo, pois não tinha expectativa de receber as mudas de frutíferas, madeireiras e floríferas para a produção de mel.

O transporte das mudas, do viveiro da CESP em Paraibuna, contou com o esforço coletivo dos agricultores beneficiários do projeto e da colaboração de instituições parceiras. A Associação dos Empresários Rurais de Pedro de Toledo emprestou o caminhão e forneceu o motorista e a Prefeitura Municipal do município colaborou com diesel para o transporte.

As mudas foram distribuídas na sede do PESM- Núcleo Itariru, ação que envolveu também monitores ambientais e aproximou os beneficiários do Conexão Mata Atlântica com a Unidade de Conservação.

“A doação de 10 mil mudas nativas contribui para o esforço no processo de restauração de áreas impactadas na região, ação que também vem sendo realizada no interior da Unidade de Conservação”, destaca Joaquim do Marco Neto, gestor do parque.

Tópicos: , , , , , , , , , ,

Voltar ao topo