Notícias

Agricultores devem colher cerca de 10, 5 milhões de sacas de soja em Goiás na safra 2016/2017

Colheita na propriedade do agricultor Pascoal Pereira, no município de Orizona-GO.

Colheita na propriedade do agricultor Pascoal Pereira, no município de Orizona-GO.

A Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Goiás (Aprosoja /GO) estimou uma produção de cerca de 10,5 milhões de toneladas de soja em Goiás na safra 2016/2017. Boa parte dos 164 agricultores atendidos no programa de agricultura familiar da Cargill em Goiás atingirão a média de 65 sacas por hectare. O plantio ocorreu, predominantemente, entre os meses de outubro a novembro e a colheita começou a partir da segunda quinzena de janeiro estendendo-se até o final de março.

Segundo os técnicos que atuam na assistência técnica do programa no Estado, o clima foi favorável, com chuvas regulares, o que contribuiu para os a boa produtividade desta safra. “Com a adoção de novas práticas e tecnologias apresentadas, não registramos problemas relevantes durante esta safra”, afirmou o técnico agrícola Silveli da Silva.

“O cronograma de aplicação de fungicida se mostrou eficaz no controle da ferrugem asiática e não houve ocorrências importantes com relação a pragas e doenças que foram bem controladas de uma maneira geral. Essa safra foi fundamental para a consolidação de determinadas variedades de soja, com população mais ajustada e a utilização de variedades mais adaptadas e produtivas”, destacou o engenheiro agrônomo Valeriano Leão.

De acordo com técnico agropecuário Marcio Miranda, além do clima favorável, o bom desenvolvimento das lavouras deve-se ao comprometimento dos agricultores em seguir as recomendações da assistência técnica, fazendo o monitoramento da lavoura e as aplicações no período correto. “Também observamos uma boa produtividade nas propriedades que passaram a fazer integração lavoura-pecuária que ajuda a enriquecer o solo com matéria orgânica”, pontuou.

Voltar ao topo