Notícias

Agenda de final de ano do IBS movimentada, no nordeste brasileiro

Paraíba

3 Vaca com identificação IBSA parceria SEBRAE/PB e IBS no Estado da Paraíba revela mudanças importantes para produtores de leite do nordeste. A equipe nordeste/Paraíba do IBS é comandada pelos técnicos, Marina Grandi, Marcus Guireli, Leandro Bilico, Diego Peres, Nathalia Ribeiro, Fernando Gomes e Daniel Rodrigues. Veja o último vídeo produzido pelo Sebrae na região de Guarabira/PB, pelo Projeto Leite e Derivados. O Mesmo projeto está sendo implantado na região de Pombal/PB.

O Interativo registra mais um dia de campo, trabalho do IBS pelo programa AgroSEBRAE na Paraíba, na fazenda Areia Branca, com o lançamento do Projeto Sertão + Leite. O evento também contou com o apoio da prefeitura de Pombal. O IBS demonstrou a atuação técnica com o laboratório móvel Vaca Móvel com enfoques na gestão do negócio. Participaram produtores de leite da região e os agentes públicos, Socorro Felix, gerente do SEBRAE na região, Pollyana Dutra, prefeita constitucional de Pombal, Francimar Fragoso, Secretário de Ind. e Comércio e Felipe Paixão, Secretário de Agricultura local. Os técnicos do IBS na Paraíba também participaram da 2a Jornada de Inclusão Produtiva de Pombal/PB, programa que tem o apoio do governo do Estado, Secretaria de Agricultura, com a participação de diversos municípios. O objetivo é elevar as chances de sucesso dos agricultores familiares ao acessar políticas públicas relativas às questões de produção, uma das atuações do IBS no nordeste .

fer gomes 1239921_475573009207248_901542869_n

Na foto,  plantio de “palma adensada” do produtor Francisco vieira, atendido pelo programa AgroSEBRAE em parceria com o IBS, na região de Jerico/PB, sertão da Paraíba. A foto foi tirada pelo técnico do IBS, Fernando Gomes, na fazenda Baixa dos Cavalos. Os produtores da região estão recebendo cada um, mais de 4 mil raquetes de palma para plantar e depois multiplicar entre os vizinhos produtores. Cerca de 400 produtores como seu Francisco participam do Programa “Fomento e Distribuição de Palma Resistente”, financiado pelo “Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza do Estado da Paraíba (Funcep)”. Mais de 200 municípios estão recebendo o programa. O médico veterinário do IBS Fernando Gomes explica que as raquetes são resistentes à cochonilha-do-carmim que inviabiliza a produção, principal fonte alimentar para o gado durante as secas. Muitos municípios já haviam desistido da palma, uma tradição no nordeste, mas a palma adensada (a palma plantada com espaçamentos entre fileiras e raquetes), utiliza menos espaço com maior produção por área.A equipe do IBS em visita às propriedades de Wendell Queiroga e Walmo Santana mostram como é possível conviver com o semiárido. “Apesar da seca e do cenário desolador, os animais estão muito bem e com alto potencial genético, o produtor gosta de usar bons reprodutores, fazem seleção rigorosa”, conta o médico veterinário do IBS Fernando Gomes.

Equipe avalia Peso para iniciar os trabalhos de IATF

Equipe avalia peso para iniciar os trabalhos de IATF

Palma adensada

Palma adensada

Rio Grande do Norte

11519_590211254369071_2133321668_nE no Rio Grande do Norte o IBS atua com 80 produtores rurais de vários municípios do estado potiguar. As equipes são coordenadas por quatro médicos veterinários do IBS na criação de gado de corte e leite, pelo programa Gene Leite Gene Corte, empreendimento biotecnológico para melhoramento genético de bovinos, por meio de transferência de embriões e fecundação in vitro, em tempo pré- determinado. O programa deve ser demostrado na 51ª edição da FESTA DO BOI que ocorre do dia 12, sábado até o dia 20 de outubro, em Parnamirin/RN. As equipes do IBS levam para a feira mais de dez animais já nascidos a partir desse programa. No Rio Grande do Norte o IBS também atua com quatro projetos: manejo reprodutivo, qualidade do leite além de dois programas de melhoramento genético. Mais informações na próxima edição do interativo.

 

Animais receptores, programa Gene Leite chegando à Festa do Boi, Rio Grande do Norte. Parceria SEBRAE/RN com participação técnica do IBS. Foto: Fernando Gomes em 11 de outubro 2013

Animais receptores, programa Gene Leite chegando à Festa do Boi, Rio Grande do Norte. Parceria SEBRAE/RN com participação técnica do IBS.
Foto: Fernando Gomes em 11 de outubro 2013

Voltar ao topo