Clipping

Zona rural também recebe ações de preservação e geração de renda

Equipamentos auxiliam na produção de alimento para o gado

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário, também realiza constantes ações de preservação da fauna e flora e de geração de renda na zona rural do município. Três tratores agrícolas new holland 7630; um Trator agrícola new holland 75 E; uma motoniveladora; cinco conjuntos de grade aradora e niveladora; duas carretas agrícola de madeira (quatro rodas); uma enciladeira; uma roçadeira de arrasto; e um trator agrícola massey Fergusson 292 (roubado em 2010) foram doados pelo Executivo aos produtores rurais nos últimos sete anos e cinco meses.

Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios, emendas parlamentares e recursos federais e estaduais. O Município também realizou a reforma de uma caixa d’água tipo taça; doação de 40.000 litros de óleo diesel aproximadamente e 15 rolos de lona para silagem de 50 x 8 mts. Foram aproximadamente 780 lotes atendidos, como contrapartida da Prefeitura, na escavação dos buracos para confecção de cisternas. Foram realizadas também a distribuição de mais de 6.000 casacos em parceria com a Secretaria de Integração das Políticas Sociais; 600 kg de ração para confinamento de cordeiro e aproximadamente 500 animais imunizados contra a raiva eqüina.

Ainda na zona rural, o Executivo corumbaense distribuiu aproximadamente 2.000 mudas frutíferas; 200 lts de óleo lubrificante para tratores; 40 kg de graxa lubrificante 20 unidades de filtro para manutenção de tratores; distribuição de 35 toneladas de ração para bovinos leiteiro e de 600 kg de semente de feijão, ambas doações da Receita Federal. Pensando na qualificação profissional dos pequenos produtores, a Prefeitura viabilizou: viagem de membros da equipe técnica com produtores com a finalidade de aquisição de matrizes leiteira; ciclo de palestras voltadas a cadeia produtiva do leite.

A Fundação de Meio Ambiente Desenvolvimento Agrário promoveu a captura de enxames de abelha na cidade, com doação ao produtor de mel, e viabilizou e apoiou o atendimento de alunos da escola agrícola Familiar em Campo Grande durante três anos seguidos. Em contrapartida, recebeu cursos de capacitação de produtores nas mais diversas áreas como: horticultura, apicultura, ovinocultura, processamento de derivados do leite, dentre vários outros, capacitando mais de 500 produtores em parceria com o SENAR e Sindicato Rural.

Em relação às estradas, foram recuperados mais de 350 quilômetros nos últimos oito anos. E as ações não param. No próximo dia 19 de junho a FUNTERRA, em parceria com o SEBRAE, realiza um dia de campo para que o SEBRAE apresente o programa Vaca Móvel, para todos os produtores de leite da região de Corumbá e Ladário. É umas das ações de incremento da bacia leiteira da região, estando dentro das ações voltadas a Gestão da Usina de Leite.

Voltar ao topo