Clipping

Vaca Móvel na Folha do Fazendeiro

Há um ano o produtor rural de Mato Grosso do Sul conhece uma forma interessante de analisar a qualidade do leite, trata-se do Vaca Móvel – Laboratório Móvel de Qualidade do Leite, do Instituto Biosistêmico, em parceria com o programa Sebraetec de Consultoria Tecnológica e também da Clínica do Leite, mantida pela Esalq/USP. Os laboratórios instalados em carros furgão percorrem as regiões rurais dando atendimento aos produtores. O Vaca Móvel possibilita a realização de análises de qualidade e composição nutricional do leite em tempo real, contendo as características físico-químicas, temperatura, acidez, densidade e os elementos que podem alterar a qualidade do leite.

Trata-se de um projeto que visita as propriedades para monitorar a cadeia produtiva do leite. Seu principal objetivo é maximizar os resultados da produção leiteira. Através de processos que organizam e gerenciam a produção, aliados à ciência e à alta tecnologia, as propriedades atendidas ganham em maior produção, mais qualidade e melhor gestão.

Dia de Campo Itinerante

Difundir tecnologias aplicadas à produção de leite e hortaliças e ao controle da qualidade em pequenas propriedades rurais é a proposta do Circuito Rural – Tecnologia no Campo, do Sebrae, que estará em 27 municípios sul-mato-grossenses, desde o dia 23 de agosto. Além de difundir a tecnologia, também serão abordadas questões relativas ao processo de gestão ambiental e do negócio. Para cada evento, é esperada a participação de pelo menos 100 produtores rurais de pequenas propriedades.

Fonte: Folha do Fazendeiro

Voltar ao topo