Clipping

Sonora: Produtores de leite recebem resultados do programa “Vaca Móvel”

Foto: Éder Pereira (Idest)

Durante o mês de maio, técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas de MS (SEBRAE-MS) e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), estão percorrendo a região Norte do estado, divulgando o lançamento dos resultados do Laboratório Itinerante conhecido como “Vaca Móvel”. Sonora – como uma das cidades beneficiadas – foi uma das primeiras a receber os dados na manhã desta quinta-feira (17) no assentamento Carlos Roberto de Melo.

A proposta do programa deste ano é acompanhar a atividade que foi desenvolvida em 2011, com o intuito de firmar a produção de leite, de acordo com as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, princípios que regulamentam a produção leiteira para que o desenvolvimento econômico local obtenha êxito.

De acordo com o analista técnico do Sebrae, Luiz Ishikawa, o aparelho disponibiliza os resultados nutricionais do leite de forma rápida, o que leva o produtor a refletir toda a realidade de manejo realizada na alimentação do animal e a limpeza do ambiente.

A reunião teve a presença dos principais agentes,além da presença de forças que juntas fazem com que projetos como este se tornem realidade nas comunidades, como vereadores, prefeitura municipal, Agraer e Sebrae, o representante do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Taquari (Cointa), Nilo Peçanha, que segundo Ishikawa (Sebrae), é um dos principais responsáveis pela realização e concretização do projeto na região.

Aproveitando a presença do coordenador técnico regional da Agraer, Oscar Serrou Cammy Júnior, os vereadores Cleber Fernandes de Moura (PT) e Laudir Abreu da Rosa (PSD), pediram a permanência na cidade do atual técnico do Agraer, José Adriano, pois, segundo os parlamentares, Adriano vem fazendo um excelente trabalho com os produtores e por isso pedem que mantenham ele no assentamento para dar continuidade ao projeto.

Adriano aproveitou e levou uma boa notícia aos produtores, a prefeitura através do atual administrador, Mano, se responsabilizou em arcar com os custos de materiais de higiene, implantes, hormônios e sêmen e caberá ao pequeno produtor apenas pagar a mão-de-obra do serviço prestado pelo inseminador.

Voltar ao topo