Clipping

Showroom em Foz traz exposição e palestras sobre inovação e tecnologia

O Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) vai sediar nesta semana, de 19 a 21 de outubro, um showroom, com exposição de produtos e serviços e palestras de especialistas sobre os temas inovação e tecnologia. Representantes de empresas e de entidades de apoio às micro e pequenas empresas divulgarão tendências tecnológicas em espaço montado no PTI.

O Showroom Tecnológico faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, uma iniciativa do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e do Sebrae Nacional realizada em todo o País, com o objetivo de sensibilizar e orientar os empresários de micro e pequenas empresas sobre a importância da inovação e da tecnologia para a competitividade nos negócios.

A sustentabilidade, como um importante diferencial de mercado, é o tema central do showroom, que ocorrerá em paralelo à 8ª Latinoware, um evento para discussões e reflexões sobre a utilização do software livre na América Latina. O Showroom Tecnológico funcionará das 10 às 20 horas, no primeiro dia, e das 10 às 18 horas, nos dias seguintes.

Já confirmaram presença, como expositores, o Núcleo de Inovações Tecnológicas (NTI) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Instituto Gralha Azul; PTI Incubadora; Instituto Biosistêmico; Sudotec – Associação para o Desenvolvimento Tecnológico e Industrial do Sudoeste do Paraná; Assessoria Ethos; e Sebrae/PR, dentre outros.

No estande do Sebrae, os participantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Foz, encontrarão as soluções da entidade em inovação e tecnologia, para empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas, dentre as quais o Projeto Agentes Locais de Inovação e Serviços em Inovação e Tecnologia (Sebraetec).

As palestras serão realizadas num auditório especial, também no PTI, que ficará aos cuidados do Sebrae/PR, e movimentarão os três dias de programação. O gerente da Regional Oeste, Orestes Hotz, abre a programação de palestras nesta quarta-feira, dia 19, às 10h30. Hotz falará sobre a iniciativa Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

São temas também, do primeiro dia de palestras, cenários e perspectivas do comércio com novas tecnologias; soluções para indústrias do vestuário; e-commerce para micro e pequenas empresas; e a apresentação de casos de sucesso da incubadora de empresas que funciona no PTI. As palestras do Showroom Tecnológico vão das 10h30 às 19 horas.

Na programação de quinta e sexta, dias 20 e 21 de outubro, estão previstas, das 10 às 18 horas, e das 10 horas às 14h30, palestras sobre gestão da inovação; gestão ambiental; cloud computing – soluções práticas para micro e pequenas empresas; gestão estratégica de marcas; bem como soluções de empresas prestadoras de serviços, também expositoras do showroom.

“A Semana Nacional é uma oportunidade de sensibilizar e estimular os empresários a pensarem ações de ciência e tecnologia como inovação para a maior competitividade dos seus negócios. A inovação hoje é imprescindível para o sucesso das empresas em ambiente de intensa competitividade”, diz Orestes Hotz, gerente regional do Sebrae/PR.

Para o consultor do Sebrae/PR, Osvaldo Brotto, o showroom e as palestras são uma oportunidade imperdível para os empresários de micro e pequenas empresas. “Numa economia globalizada, sem fronteiras, os empresários que investem em conhecimento sairão na frente. A inovação, ao contrário do que muitos pensam, nem sempre exige altos investimentos em tecnologia.”

Semana Nacional

Mais de 6 mil atividades serão realizadas em 361 cidades espalhadas pelo Brasil durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011, cujo tema central será “Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção”.

O evento, coordenado pelo MCT, tem o objetivo de promover atividades de divulgação científica e estimular a difusão de conhecimentos. Essa edição vai debater estratégias para se enfrentar as mudanças climáticas e prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e situações criadas pela ação humana.

O Sebrae participa dessa mobilização nacional e investiu mais de R$ 4 milhões em atividades que serão realizadas pelas instituição nos estados, visando mostrar aos empreendedores a importância do tema para o desenvolvimento das empresas e do País.

A expectativa do Sebrae é atender mais de 5,3 mil empreendedores durante as 368 atividades que a instituição programou para os estados, e apresentar à sociedade as soluções de apoio às micro e pequenas empresas. Para isso, estão programados cursos, oficinas, seminários, consultorias coletivas, visitas técnicas, além de outras iniciativas locais.

A abertura oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 acontece nesta terça-feira, dia 18, em uma tenda montada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Voltar ao topo