Clipping

Sebrae leva tecnologia à produção de leite em 500 propriedades rurais

Contribuir com o aumento da qualidade do leite e com a gestão de pequenas propriedades rurais de Mato Grosso do Sul é a proposta do Sebrae ao levar o laboratório itinerante “Vaca Móvel” às regiões de assentamentos e agricultura familiar. Até junho deste ano, a entidade vai promover a ação em 500 propriedades da região central do Estado.

As inscrições estão abertas para interessados em receber a visita do projeto nas cidades de Campo Grande, Sidrolândia, Jaraguari, Terenos, Bandeirantes, Dois Irmãos do Buriti, Corguinho e Rochedo. Até agora, 260 famílias das localidades já estão recebendo o atendimento gratuito.

“Vamos orientar para a importância da produção de leite com qualidade e higiene, agregar valor ao produto, gerando aumento da renda, além de realizar o planejamento produtivo da propriedade e auxiliar na gestão e redução dos custos de produção”, expõe o técnico do Sebrae, Eder Camargo.

Entre os dias 27 e 30 de março, o Vaca Móvel esteve nos assentamentos Conquista e Terra Boa, na Capital, e no Fortaleza e Água Boa, na cidade de Rochedo. Até o dia 4 de abril estará na região do Patagônia e do Colônia Nova e Velha, em Terenos; e de 10 a 14 deste mês no Capão Bonito II, São Pedro e Jiboia, em Sidrolândia. As agendas são montadas conforme adesão de grupos organizados dessas regiões.

O Vaca Móvel, carro laboratório que faz exames no leite, avalia aspectos de coloração, viscosidade, teor de gordura e outros aspectos clínicos

Para receber a visita do laboratório, produtores rurais e agricultores familiares das cidades que integram a rota devem entrar em contato com a Agraer no município ou o líder do grupo no assentamento, informar nome, CPF/RG/DAP e/ou inscrição estadual para a lista de espera.

A ação é resultado de parceria entre o Sebrae e a Seprotur e conta com apoio da Agraer, das prefeituras municipais, do Banco do Brasil e da OCB/MS. Para garantir o aumento da qualidade do leite produzido nestas localidades, o projeto vai realizar visitas às propriedades. “Nesta primeira etapa, o laboratório faz exames no leite, que avaliam aspectos de coloração, viscosidade, teor de gordura, índice de proteína, graduação da acidez, contagem bacteriana e outros aspectos clínicos”, explica Éder.

Na segunda visita, com base no que foi identificado são realizadas reuniões coletivas. “Se o leite tem qualidade ruim, vamos saber o percentual de problemas comuns e tratar em grupo, primeiramente”, diz. O próximo passo é fazer o planejamento reprodutivo do rebanho, com uso da tecnologia Rufião, que faz a ultrassom dos animais.

Cursos, palestras, dias de campo, atendimentos individuais e coletivos completam o ciclo de atividades de acordo com as necessidades de cada região e nível de tecnologia de produção empregada. O trabalho envolve conscientização, orientações sobre a forma de produção e a gestão do negócio rural.

No ano passado, o Sebrae levou a metodologia Vaca Móvel para 200 propriedades rurais nas cidades de Rio Brilhante, Jaraguari, Douradina, Itaporã, Dourados, Caarapó, Juti, Fátima do Sul, Nova Alvorada, Deodápolis, Glória de Dourados, Jateí, Vicentina, Costa Rica, Pedro Gomes, São Gabriel do Oeste, Coxim, Rio Verde e Sonora.

Serviço

Mais informações no Sebrae pelo atendimento 0800-570-0800, e na Agraer de cada município.

Voltar ao topo