Clipping

Sebrae abre novas adesões ao projeto de melhoramento genético de bovinos no RN

Projeto oferece serviços e biotécnicas reprodutivas para pequenos bovinocultores com custo subsidiado. Foto: Jetro Jácome

O Sebrae no Rio Grande do Norte está com inscrições abertas para bovinocultores interessados em aderir ao projeto Leite & Genética 2023. O programa permite que pequenos produtores de leite e de gado para corte tenham acesso a modernas técnicas de reprodução de bovinos, como inseminação artificial em tempo fixo (IATF), com até 70% de desconto para melhoramento genético do rebanho. O período para novas adesões já está aberto e vai até o dia 31 de maio. Os atendimentos são executados pela equipe de profissionais do Instituto BioSistêmico (IBS) são iniciados até 30 dias após a inscrição.

Podem participar do projeto criadores de bovinos mestiços, de corte ou de leite, de porte familiar, pequeno e médio, com faturamento anual de até R$ 4,8 mil. As informações para a adesão estão no site do programa https://material.rn.sebrae.com.br/leite-genetica/. Entre os documentos necessários para participar, estão a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) no caso de produtores familiares. Para os demais, é exigido apenas o Número do Imóvel na Receita Federal (NIRF), o CNPJ ou a Inscrição Estadual de Produtor Rural, que comprovam a atividade rural.

O programa já contabiliza mais de 30 mil animais nascidos a partir das ações do projeto no RN. Foto: Jetro Jácome

O Leite & Genética completa 12 anos e figura entre os projetos mais exitosos do Sebrae no estado. Isso porque o programa oferece consultorias, atendimentos e modernas técnicas reprodutivas com subsídios para os pecuaristas participantes. De acordo com o gestor do projeto Leite & Genética, Acácio Brito, as ações são executadas pelas equipes de técnicos e veterinários do IBS, que disponibiliza toda uma estrutura móvel que chega até mesmo nas propriedades mais distantes. Devido ao trabalho desenvolvido ao longo desse tempo, o Rio Grande do Norte é considerado, em termos proporcionais, o terceiro estado que mais utiliza inseminação artificial em rebanhos de corte no Brasil, ficando atrás apenas de Tocantins e Alagoas.

Confira aqui o Catálogo de Touros de Corte e o Catálogo de Touros Leiteiros disponíveis para este ano, assim como os valores atualizados dos serviços de atendimento e de ações voltadas para reprodução de gado de corte e de leite ofertadas pelo programa.

Acácio Brito, gestor do projeto Leite & Genética do Sebrae-RN. Foto: Moraes Neto

As ações do projeto são voltadas ao desenvolvimento do padrão genético da pecuária de leite e corte no Rio Grande do Norte, além de identificar, organizar, estruturar e melhorar, de maneira estratégica a oferta de leite e carne. O objetivo é elevar a produção e a produtividade da bovinocultura potiguar. Mais de 30 mil animais nasceram no Rio Grande do Norte por meio do programa, que arca com até 70% do valor dos serviços e o pecuarista entra apenas com o restante. Segundo Acácio Brito, além desse subsídio, uma parceria entre o Sebrae e algumas prefeituras potiguares, que integram o projeto Inova, reduz ainda mais o custo dos serviços. Nesse caso, o município cobre 20% do valor total, restando ao produtor um investimento de apenas 10% do serviço contratado.

 

Tópicos: , , , , , ,

Voltar ao topo