Clipping

RO: Vaca Móvel e Rufião presentes na Expovel 2010

Durante os dois primeiros dias da Expovel dois veículos que prestam apoio técnico à produtores de leite estarão presentes no parque de exposições em Porto Velho. A vaca móvel e o Rufião são veículos que levam ao produtor rural informações sobre a qualidade do leite e do rebanho leiteiro.

A iniciativa de expor laboratórios itinerantes que contribuem para a melhoria da produção leiteira em Rondônia é do projeto de Leite e Derivados desenvolvido pelo Sebrae e por seus parceiros. Durante os próximos dias 5 e 6 as pessoas presentes no Parque de Exposições poderão conhecer de perto a estrutura que leva informações in loco aos produtores de leite.

Os equipamentos estarão expostos com a prestação de orientações sobre seus funcionamentos e sua importância para o projeto. Estarão no espaço da Emater.

O projeto do Sebrae tem a expectativa de atender, até o ano de 2011, cerca de 500 propriedades leiteiras no Estado com os dois veículos. Ambos levam toda estrutura capaz de analisar a qualidade do leite e do rebanho leiteiro e são operados por médicos veterinários da empresa IBS – Instituto Biosistêmico do Estado de São Paulo.

Vaca móvel

A Vaca Móvel é um laboratório itinerante que possibilita a realização de análises de qualidade e composição nutricional do leite. Com a visita técnica os resultados são dados ao produtor na hora da análise, contendo as características físico-químicas, temperatura, acidez, densidade e os elementos que podem alterar a qualidade do leite.

Rufião

O principal objetivo do Rufião é obter um maior índice de fertilidade e menor intervalo entre partos. Através do aparelho de ultrassonografia, é realizado o diagnóstico precoce de gestação a partir de 28 dias e determinar o de sexo fetal a partir de 55 dias até 75 dias nas vacas leiteiras.

O Sebrae desenvolve o projeto de Leite e Derivados em Rondônia com a parceria da Emater, Embrapa, Idaron, Senar, Sedes, Seagri, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Sedam, SFA, Sindleite, Codeter ,Câmara Setorial do Leite, prefeituras de Cacaulândia e Mirante da Serra e Governo do Estado de Rondônia.

Fonte: Sebrae adaptado pela Equipe Milknet 04/06/2010 – http://www.milknet.com.br

Voltar ao topo