Clipping

Rio Rural e Sebrae: parceria para fomentar cadeias do leite e de orgânicos

A secretaria de Agricultura, através do Programa Rio Rural e da Emater-Rio, unirá forças com o Sebrae para o desenvolvimento sustentável de duas importantes cadeias da agropecuária fluminense: a pecuária leiteira e a produção de alimentos orgânicos. Inicialmente, a nova parceria institucional agregará tecnologias avançadas de produção agroecológica e novos investimentos, em benefício de 500 agricultores familiares fluminenses.

Rio Rural e Sebrae-RJ destinarão verbas para apoiar os agricultores na implantação dos projetos, e a Emater-Rio prestará assistência técnica. O objetivo é aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos, com responsabilidade socioambiental, gerando mais renda e qualidade de vida para o pequeno produtor.

Para o secretário estadual de Agricultura, Alberto Mofati, a parceria com o Sebrae vai ampliar a capacidade de trabalho das estruturas existentes, permitindo levar tecnologia de forma mais intensiva ao agricultor familiar fluminense.

– No futuro, essa experiência poderá ser extendida para o fomento de outras cadeias alimentares, trabalhando sempre focado na sustentabilidade rural – previu ele.

Contratado pelo Sebrae-RJ, o Instituto BioSistêmico (IBS) dará suporte às ações, oferecendo equipamentos de ponta para um diagnóstico das propriedades, fazendo a análise do solo, da água, e de todos os elementos considerados durante o planejamento produtivo. As propriedades passarão por um processo de adequação, com ajustes no manejo do solo e da irrigação, além do controle integrado de pragas e doenças, garantindo maior qualidade ao produto final.

Na cadeia de orgânicos, será trabalhada, em todo o estado, a transição do modo de produção convencional para o agroecológico, aprimorando e difundindo o sistema do cultivo em mandalas, já utilizado em projetos apoiados pelo Sebrae e pelo Rio Rural. O objetivo é fortalecer os agricultores familiares e ajudá-los a comercializar a produção para a merenda escolar e outros programas institucionais do governo, como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

O aumento da produção visa garantir também a oferta de produtos da horticultura fluminense durante a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas, período em que o Brasil vai receber milhares de visitantes.

Na cadeia do leite, a parceria atenderá pecuaristas do Norte e do Noroeste Fluminense, com apoio à implantação de técnicas adequadas de manejo, como o pastejo rotacionado. O IBS disponibilizará um laboratório móvel, que permite análise da saúde do rebanho e monitoramento de todas as etapas de produção. Espera-se, como resultados, o aumento significativo na produção, decorrentes do melhoramento genético e do manejo eficiente, e da qualidade dos produtos, proporcionando maior segurança alimentar para os consumidores.

Voltar ao topo