Clipping

Reprodução e inseminação artificial de gado avançam nos municípios da Costa Leste de MS

Os resultados foram apresentados no escritório regional do Sebrae em Três Lagoas. Foto: Sebrae MS

Os resultados foram apresentados no escritório regional do Sebrae em Três Lagoas. Foto: Sebrae MS

Produtores rurais da agricultura familiar atendidos no Programa de Desenvolvimento Pecuário têm o que comemorar: a reprodução, inseminação artificial e sanidade animal do rebanho bovino avançaram em 2019 na região Leste de Mato Grosso do Sul. Os resultados foram apresentados na última segunda-feira (16) no escritório regional do Sebrae em Três Lagoas.

O programa é desenvolvido pelo Sebrae/MS em parceria com a empresa Suzano e leva tecnologias para pecuária leiteira e de corte em Selvíria, Três Lagoas, Brasilândia e Santa Rita do Pardo. Somente em 2019, foram 240 produtores atendidos nos quatro municípios e 15 associações da agricultura familiar.

O trabalho é executado pelo Instituto BioSistêmico (IBS) via projeto Sebratec. O IBS realiza os atendimentos de planejamento reprodutivo e faz a análise da qualidade do leite produzido. Ao longo de 2019, foram 1.641 atendimentos, com aumento de 44% no número de animais inseminados.

Apesar das adversidades, os produtores colheram frutos. “Os resultados foram melhores neste ano, mesmo que os produtores tenham enfrentado um período de seca mais severo do que em 2018. Esta condição afeta a produtividade do animal”, explica o coordenador de agronegócios do Sebrae/MS, Marcus Faria.

A expectativa é ampliar a quantidade de atendimentos para 2020, visando fortalecer o segmento de pecuária leiteira na região da Costa Leste do estado. “Parcerias como esta são fundamentais para que os produtores conquistem bons resultados e as associações sejam sustentáveis em suas atividades”, disse a consultora de Desenvolvimento Social da Suzano em MS, Evânia Lopes.

Participaram também do encerramento do programa e divulgação de resultados a gerente regional do Sebrae/MS Josi Signori; o analista técnico Marlon Velasques; o diretor do IBS Luís Herinchsen e os consultores da empresa simbiose Adriano Arruda e Weder Souza.

Programa de Desenvolvimento Pecuário

A parceria existe há quatro anos, atuando na reprodução, inseminação e sanidade animal. Entre as iniciativas realizadas, estão a prevenção e qualidade do leite; o monitoramento e saúde reprodutiva do rebanho e a inseminação artificial por tempo fixo, que promove acasalamentos ajustados com a realidade e com as expectativas de produção das propriedades.

Tópicos: , , , , , ,

Voltar ao topo