Clipping

Rebanhos bovinos da região Norte de MS serão atendidos pelo projeto Vaca Móvel

O projeto intitulado “Vaca Móvel” fará visitas a partir do mês de maio a propriedades rurais em cidades da região Norte de Mato Grosso do Sul, para analisar a composição e a qualidade do leite produzido e comercializado na região.

O projeto vaca móvel é um laboratório itinerante montado dentro de um veículo Van, para analisar a qualidade do leite e as condições de higiene durante a ordenha, que visa atender, com visitas bimestrais, 99 produtores de leite de cinco cidades: Coxim, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso, Pedro Gomes e Sonora.

Nas visitas feitas pelo vaca móvel serão feitos análises físico-química sobre coloração, viscosidade, porcentagem do teor de gordura, porcentagem do extrato seco desengordurado, aguagem no leite, de proteína, quantidade de sólidos totais, densidade do leite, temperatura e congelamento e graduação da acidez.

O projeto é uma parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Mato Grosso do Sul (Sebrae-MS) e do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento sustentável da Bacia do Rio Taquari (Cointa).

A parceria do Sebrae e Cointa, quer verificar a saúde do rebanho e as condições de higiene de ordenha nas pequenas propriedades de produção familiar de leite, deixando instruções sobre nutrição, manejo e ordenha. Esse trabalho dará melhor qualidade aos produtos derivados lácteos comercializados na região.(Fonte: idest.com.br)

Fonte: Correio do EstadoSite Idest e Site O Leite

Voltar ao topo