Clipping

Projeto Leite Forte marca presença na Expo Sidrolândia

Torneio LeiteiroO Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em parceria com Instituto Biosistêmico (IBS), participou do 4º Torneio Leiteiro realizado durante a Expo Sidrolândia, que aconteceu entre os dias 3 e 8 de setembro. A tenda do IBS foi montada ao lado do espaço oficial do torneio, onde era feita a ordenha, a pesagem do leite e a marcação de cada uma das sete vacas inscritas.

A categoria da raça holandesa teve cinco participantes e a Jersey, duas representantes. O leite de todas as concorrentes foi submetido ao laboratório do Vaca Móvel, com a realização dos testes Alizarol, Acidez Dornic, CMT (California Mastite Teste), CCS (Contagem de Células Somáticas), CBT (Contagem de Bactéria Total) e o Ekomilk.

Na categoria holandesa, o produtor Cláudio Sartori, do Assentamento Capão 2, foi o primeiro colocado com a vaca Garça com cerca de 53 litros de leite por dia. Ele levou um conjunto de ordenhadeira como prêmio. “Participo todos os anos desse torneio e estou muito contente com o bom resultado alcançado”, disse Cláudio Sartori.

O segundo lugar, na mesma categoria, levou uma bicicleta para casa. O premiado foi o produtor Valdir Barbosa, do Assentamento São Pedro, com a participação da Ceguinha com uma média de 39 litros por dia. Valdir é atendido pelo Projeto Leite Forte, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Governo do Estado do Mato Grosso, o IBS e a Prefeitura Municipal de Sidrolândia.

Por meio desse projeto, periodicamente, Valdir recebe a visita dos consultores do IBS. Ele assegurou que a qualidade e a produtividade aumentaram depois que ele passou a integrar o Leite Forte há mais de um ano. “Reforçamos os cuidados de higiene e melhoramos a alimentação do gado. A produção de leite aumentou e a qualidade melhorou. Hoje, conseguimos vender o litro a R$ 1,05, pois temos quantidade e qualidade para oferecer no mercado”, explicou o pecuarista que, com 26 vacas, obteve a produção de 19.800 litros de leite no último mês de agosto.

Na categoria Jersey, o pecuarista Jorcelino Marques, do Assentamento Eldorado 2, levou o primeiro lugar com a vaca Estrela, que produziu, em média, 19 litros por dia. Ele foi premiado com 10 sacos de sal mineral e um pulverizador. Foi a primeira vez que o produtor participou do torneio e ficou muito satisfeito. “Gostei de ter feito os testes do Vaca Móvel, pois deu para saber como está a qualidade do leite e o que precisa ser melhorado, principalmente na alimentação para o gado”, afirmou.

BALANÇO

SAM_0202Para o coordenador técnico da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) em Sidrolândia, Vitor Oliveira, o torneio é de extrema importância pela possibilidade de divulgação e fortalecimento da atividade leiteira no Município, além de proporcionar a integração entre os produtores de leite da região, com trocas de informações e orientações específicas.

Na manhã do domingo, 8 de setembro, último dia de exposição, foram realizadas palestras para os produtores de leite. Na oportunidade, a veterinária do IBS, Nathália Heloísa de Souza – que realizou os exames com o Vaca Móvel – também conversou com os produtores, tirando dúvidas e divulgando as orientações que costumam ser passadas pelos consultores do IBS durante as visitas às propriedades.

Após as palestras, o secretário do Desenvolvimento Rural de Sidrolândia, César Pereira, elogiou a realização do 4º Torneio Leiteiro. “Essa é uma forma de incentivar a atividade leiteira que é essencial para a manutenção e desenvolvimento da agricultura familiar no município que tem cerca de cinco mil famílias de pequenos produtores rurais”, destacou.

Além do Vaca Móvel, os visitantes da Expo Sidrolândia puderam conhecer como funciona o Rufião Móvel e o AgroMóvel, veículos utilizados durante a consultoria aos produtores. Mas o que fez sucesso com a criançada foi a vaca inflável na entrada da tenda do IBS. Enquanto os pais obtinham informações sobre as atividades desenvolvidas no Projeto Leite Forte, os filhos aproveitavam para tirar fotos perto da vaquinha do IBS.

O 4º Torneio Leiteiro foi uma realização conjunta entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Sidrolândia, a Agraer, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e a Prefeitura Municipal de Sidrolândia.

Voltar ao topo