Clipping

Projeto da Copel beneficia agricultores na região da Usina Colíder

copel-agricultura-2Por meio dessa iniciativa, cerca de cem propriedades de Colíder, Itaúba, Nova Canaã do Norte e Cláudia vêm recebendo visitas técnicas mensais de engenheiros agrônomos que passam orientações aos moradores sobre agricultura sustentável, prioritariamente orgânica, buscando assegurar uma produção qualificada de alimentos e melhores condições de vida para as famílias.

Além dessa assistência técnica de extensão rural, também estão sendo realizadas oficinas de capacitação em processos de gestão, beneficiamento e comercialização dos produtos da agricultura familiar para melhor as condições de inserção dos agricultores na cadeia produtiva local.

A agricultora Marli Tibes, 58 anos, é uma das beneficiadas em Itaúba. Na chácara de meio hectare ela produz hortaliças, legumes e frutas para venda na região e garante que a produtividade já aumentou graças ao trabalho de consultoria patrocinado pela Copel: “O pessoal vem aqui, ouve nossas dúvidas e tem muita paciência para ensinar coisas novas. Estou usando as receitas naturais para controle de pragas e adubação da terra e tudo está dando resultado”, conta.

“Ao contrário do que se imagina, apesar da forte presença da monocultura de soja e da pecuária, a região da Usina Colíder também é rica em diversidade produtiva de alimentos e o abastecimento do comércio local conta com a contribuição significativa das unidades familiares de produção”, destaca a superintendente de Meio Ambiente da Copel Geração e Transmissão, Luisa Nastari.

Da Assessoria

O programa de Fomento e Monitoramento de Arranjos Produtivos Locais Sustentáveis é uma das medidas de compensação pela instalação da Usina Colíder previstas no Projeto Básico Ambiental do empreendimento.

Voltar ao topo