Clipping

Pindamonhangaba recebe unidade móvel do Instituto BioSistêmico

Uma das unidades móveis do Instituto BioSistêmico – que é um prestador de serviço do Sebrae – esteve em Pindamonhangaba na última semana, realizando exames nos animais de cerca de vinte produtores assistidos pelo Departamento de Agricultura da Prefeitura.

De acordo com o diretor Pedro Aldo Amadei Junior, graças à iniciativa de um dos veterinários do departamento, o IBS (Instituto BioSistêmico) trouxe para Pindamonhan-gaba, a unidade denominada “Rufião Móvel”.

O rufião é um procedimento relacionado à reprodução. “A vaca que não der cria, que não parir, ela não dá leite, e se ela não der leite ela não gera renda, então é por isso que a gente bate em cima de reprodução”, esclareceu PA Junior.

Segundo o diretor de Agricultura, os cuidados com a reprodução são sempre válidos, o que salienta a importância da visita dessa unidade móvel aos produtores de Pindamonhangaba. O ideal é que a vaca dê uma cria por ano, com intervalos de doze meses e é nesse aspecto que o rufião, que tem como objetivo obter maior índice de fertilidade e menos intervalo entre partos, mostra-se como um procedimento fundamental.

O “Rufião Móvel” conta com equipamentos de ultras-som e microscópio de última geração para realizar diagnóstico de problemas de rotina na reprodução das vacas, avaliar o estado gestacional e até o sexo do feto. Nos touros é feita a análise andro-lógica, que é utilizada para verificar a capacidade esper-mática do animal.

Por todos esses detalhes minuciosos, a passagem desse ‘laboratório’ móvel por Pindamonhangaba foi comemorada pela cidade. As propriedades assistidas pela Prefeitura de Pindamonhangaba já contam com esse serviço de acompanhamento, mas com o ultrassom, por exemplo, o diagnóstico fica muito mais preciso. “O nosso exame de prenhes é feito através de palpação, mas ele é subjetivo, no ultrassom você consegue enxergar de forma mais concreta. Além de ver se a vaca está prenha ou não, você vê como está o aparelho repro-dutivo do animal. Você consegue um diagnóstico muito mais preciso, com muito mais informações,” detalha PA, que também aproveitou a oportunidade para antecipar que em breve a cidade terá esse ultrassom.

Outro destaque apontado pelo diretor do Departamento de Agricultura como benefício dessa visita, foi a possibilidade dada ao veterinário da Prefeitura, que acompanhando a unidade móvel nas propriedades, acabou se capacitando ainda mais, para o momento em que os mesmos serviços passarem a ser desenvolvidos em Pindamo-nhangaba. “Recebemos um serviço gratuito que acabou maximizando o trabalho que nós já realizamos por aqui. Enquanto um técnico foi com eles, os outros continuaram trabalhando, então só ampliou o trabalho,” concluiu Pedro Aldo Amadei Junior.

Voltar ao topo