Clipping

Parceria entre Prefeitura e SEBRAE reflete sucesso aos assentados do Aroeira

7e1dc8b9134f1e90b7387fabc1f747cc_L

Durante toda a semana passada, esteve em Chapadão do Sul o Agromóvel, uma unidade de pesquisa e apoio aos pequenos produtores do Instituto IBS, que veio a Chapadão do Sul graças a uma parceria da prefeitura com o Sebrae.

O Agromóvel esteve no município a fim de visitar todos os assentados do Aroeira, para tirar todas as dúvidas e auxiliar os pequenos produtores em relação ao tratamento da terra e o manejo adequado para cada situação.

DSC_7530

Nesta época, quase todos os produtores estão preparando a terra para o plantio de cana, milho e pasto, e a vinda do técnico ao município durante este período foi programada estrategicamente para oferecer mais conhecimento avançado aos assentados.

Em cada visita, o Agromóvel permanece cerca de duas horas em cada propriedade com a finalidade de tirar todas as dúvidas dos produtores. Como naquela região a maior parte das áreas é destinada ao pasto, o técnico do IBS veio preparado para auxiliar os pequenos produtores de forma que se tire o máximo de proveito da terra.

agromovel2

Segundo o produtor Antonio Peres Rodrigues, as visitas técnicas vêm beneficiar muito os produtores, ele que atualmente produz cerca de 150 litros de leite por dia, afirma que os projetos desenvolvidos pela prefeitura são cruciais para o sucesso ao assentamento.

Seu Toninho, como é conhecido, hoje tira bastante proveito das visitas e garante um leite de muita qualidade aos seus fornecedores “Pra gente que nem sempre tem conhecimento mais fundo sobre isso, as visitas contribuem muito, essa capacitação ajuda a gente na produção do leite, o cultivo do pasto e dá certeza de que estamos no caminho correto”. Afirma o produtor.

Segundo o Secretario do SEDEMA, Tiago Maia, as ações desenvolvidas em Chapadão do Sul vem gerando resultados animadores, pois hoje os assentados possuem um poder de aquisição maior, tem mais conforto e oferecem muito mais comodidade as suas famílias, isso tudo graças ao apoio e o empenho da prefeitura em capacitar os assentados.

agromovel3

“Aqui no assentamento falta pasto com qualidade, e quando esses técnicos aparecem pra ajudar nossa gente, tudo fica mais fácil” – As palavras do Presidente da Associação dos Assentados, Lucindo Eler de Alcântara, traduzem um pouco do sentimento dos assentados que agora enxergam um futuro muito mais promissor.

Voltar ao topo