Onze cidades sul-mato-grossenses já receberam o Circuito Rural Tecnologia no Campo, do Sebrae, que leva a pequenas propriedades rurais orientações sobre emprego de tecnologias sociais, produtividade, gestão ambiental e financeira, entre outros, por meio de dias de campo sobre horta e leite. A próxima localidade a receber será Mundo Novo, na região sul do Estado, nesta sexta-feira, 23 de setembro.
O evento será no Sítio Bom Sossêgo que fica a três quilômetros da região central da cidade. As atividades serão realizadas das 8h30 às 17 horas, com aulas teóricas e práticas sobre manejo sanitário, calendário de vacinas, prevenção a doenças, plantio planejado, controle financeiro e de produção, ministradas por técnicos do IBS – Instituto Biosistêmico.
Sementes, calendário de gestação, fita métrica e cartilhas são alguns dos recursos utilizados pelos alunos durante as atividades. “A proposta é que com estas informações o produtor consiga inovar, melhorando seu desempenho no campo”, destaca o técnico do Sebrae, Carlos Eduardo Cordeiro.
Os encontros visam também, de acordo com o gerente de agronegócio do Sebrae, Marcus Rodrigo de Faria, preparar a pequena propriedade para acessar a programas específicos do governo. “Por lei, 30% da compra da merenda na rede pública de ensino tem que ser proveniente da agricultura familiar. E esta precisa se preparar para atender às exigências, como a regularidade no fornecimento”, destaca.
O Circuito Rural Tecnologia no Campo já passou por Maracaju, Sidrolândia, Dourados, Caarapó, Aral Moreira, Ponta Porã, Três Lagoas, Bataguassu, Batayporã, Ivinhema e Itaquiraí. A ação acontecerá em todas as cidades participantes do Prolocal – Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Econômico dos Municípios de MS, do Sebrae. Ao todo, com apoio da Seprotur, estará em 27 municípios do Estado, atendendo a cerca de dois mil produtores rurais.
Também fazem parte do roteiro: Ribas do Rio Pardo, Campo Grande, Bandeirantes, Rio Negro, Coxim, Sonora, Nioaque, Bonito, Bodoquena, Porto Murtinho, Selvíria, Aparecida do Taboado, Inocência, Chapadão do Sul e Costa Rica.
Fonte: Jornal Dia Dia