Clipping

Laboratório facilita reprodução de bovinos de alto padrão genético

Laboratório viabiliza a fertilização in vitro de bovinos no estado. Foto: Moraes Neto

Laboratório viabiliza a fertilização in vitro de bovinos no estado. Foto: Moraes Neto

Natal – Para desenvolver as ações do Projeto Leite & Genética, foi necessário estabelecer estruturas física e logística. Com isso, o Rio Grande do Norte ganhou o Laboratório de Melhoramento Genético Animal (IBS GEN). Instalado em Natal, o laboratório é o segundo do Norte e Nordeste desse porte e tem um papel fundamental para viabilizar a técnica da fertilização in vitro no estado. Sem ele, todo o material genético coletado das matrizes reprodutoras teria de ser enviado a São Paulo via transporte aéreo para formação dos embriões, exigindo uma logística muito sincronizada e, por consequência, custos mais elevados.

A unidade tem capacidade para produzir aproximadamente 4,5 mil embriões por mês, com a colaboração de uma equipe formada por sete profissionais. O IBS GEN conta com equipamentos de última geração e espaços, como sala de lavagem (responsável pela esterilização e secagem de materiais), sala de cultivo (onde é feita a parte de produção de fertilização, maturação e avaliação de sêmen) e sala de meios (lugar onde são feitas as produções dos embriões).

Além do laboratório, o projeto dispõe ainda de unidades móveis que vão até a propriedade dos criadores. O Vaca Móvel e o Rufião Móvel são algumas delas.  São veículos equipados e especializados na análise da qualidade do leite – capazes de realizar a Contagem bacteriana total (CBT), Contagem das células somáticas (CCS) e determinação dos teores de gordura, lactose, proteína, sólidos totais e sólidos desengordurados, Pesquisa de resíduos de antibióticos; Pesquisa de indicadores de fraudes e adulterações. As unidades também implantam o calendário sanitário dos rebanhos assistidos, além do apoio à gestão da propriedade.

Técnicos, como o veterinário Laio Gomes, analisam o leite em unidades móveis

Técnicos, como o veterinário Laio Gomes, analisam o leite em unidades móveis. Foto: Moraes Neto

Outras unidades importantes no projeto para melhoramento genético são o Rufião Móvel, uma unidade equipada com ultrassom e operada por médico veterinário que realiza diagnóstico de prenhez de fêmeas e faz a implantação dos protocolos de Inseminação Artificial, e Gene Móvel, unidade que transporta o material genético coletado para fertilização e criação dos embriões a serem implantados nas vacas receptoras.

Funcionamento das técnicas

Toda essa estrutura viabiliza a realização das duas principais técnicas disponibilizadas pelo projeto Leite e Genética, a inseminação artificial e a fertilização in vitro. Os dois procedimentos têm funcionamentos distintos. No caso da inseminação, o produtor pode escolher o pacote de fertilização desejado, que varia de 50 a 150 inseminações, no caso de gado voltado para corte, e 10 inseminações para gado leiteiro, com sete atendimentos dos técnicos. Se o criador optar por um pacote com uma quantidade maior de inseminações – entre 20 e 80 – no gado leiteiro, o número de atendimentos sobe para nove.

O Rufião Móvel avalia a eficiência reprodutiva das matrizes com o ultrassom. Os técnicos orientam sobre planejamento e distribuição sincronizada através dos protocolos de biotecnologia da inseminação, além de protocolar as matrizes vazias aptas a receber a inseminação. Já o Vaca Móvel fica encarregado dos serviços, como análise do leite – no caso de rebanho leiteiro -, relatório de gestão, implantação do calendário sanitário, realiza a vacinação nas bezerras de três a oito meses e coleta amostras do solo para análise laboratorial. Faz ainda a inseminação conforme o pacote adquirido.

No caso da fertilização in vitro, o procedimento é diferente. São quatro atendimentos. No primeiro, o pecuarista recebe o Rufião Móvel, quando são feitas a avaliação, a seleção e protocolo das receptoras. No segundo momento, com o Gene Móvel, é feita aspiração dos oócitos das vacas doadoras.  Em seguida, o material aspirado é levado para o laboratório, onde são feitos a fertilização e o desenvolvimento dos embriões. O Rufião Móvel volta à propriedade no quarto atendimento para implantação dos embriões nas vacas que serão as barrigas de aluguel.

Voltar ao topo