Clipping

IBS expôem laboratórios móveis no Sítio Modelo da Agrifam

Sítio Modelo demonstra novas tecnologias para o campo

Entidades, empresas e universidades trazem suas pesquisas para a Agrifam

Visando demonstrar aos visitantes da Agrifam, Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural, novas tecnologias com possibilidade para aplicação em propriedades rurais, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), idealizadora e realizadora da Feira, trará ao Sítio Modelo novidades em técnicas de plantio, cultivo, criação e estruturação em diversos segmentos que vão do curral à estufa de mudas, passando por projetos de irrigação, aspersão, entre outros. Diversas parcerias foram realizadas para trazer a maior gama de atrativos possíveis para a implementação em propriedades rurais.

“No Sítio Modelo o agricultor irá encontrar o que há de mais novo em desenvolvimento estrutural dos agricultores familiares, contando com diversas opções e o auxílio de técnicos especializados para a retirada de dúvidas e de como realizar a implantação em sua propriedade”, explica Jessica Tiemi, engenheira agrônoma responsável pelo espaço do Sítio Modelo na Agrifam.

Pesquisa – A Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp Botucatu, parceira em todas as edições da Agrifam, demonstrará suas tecnologias aplicadas ao campo e sistemas de baixo custo. A atuação dos alunos FCA na feira é bem ampla, envolvendo os setores de irrigação, agricultura, desenvolvimento sustentável, entre outras. A Universidade de Marília (Unimar) fará apresentações de criação e adestramento de animais, bem como a comercialização de ovinos.

Ciência – Devido à parceria com o Instituto Biosistêmico (IBS), entidade do terceiro setor voltada ao desenvolvimento, o Sítio Modelo terá laboratórios sobre rodas demonstrando a execução de exames de resultados instantâneos no gado leiteiro e explicando os benefícios dessa prática na melhoria de seus rebanhos e produções.

Órgãos públicos – A Secretaria da Agricultura de São Paulo atuará no espaço através da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) com estandes de diferentes espécies de mudas e sementes para comercialização e o atendimento técnico para os visitantes. A Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) estará apresentando técnicas de plantio e cultivo, além de programas de atendimento de produção e cooperativismo.

Empresas – Outras parcerias também poderão ser vistas no local. Várias empresas do setor estarão expondo seus produtos e serviços que contribuem para o desenvolvimento das propriedades rurais. Tais como a apresentação de um reservatório para estocagem do resíduo da cevada, produto adequado à alimentação do gado. Este ano, o espaço ainda conta com uma área destinada à Equoterapia.

A Feira – A 8ª edição da Agrifam acontece de 4 a 6 de agosto, quinta a sábado, das 8h às 17h, sendo a entrada e o estacionamento gratuitos. Em 2011, é esperada uma média de 35 mil visitantes, gerando uma movimentação financeira de R$ 18 milhões em negócios. A Feira é realizada no km 322 da rodovia Marechal Rondon, município de Agudos, região central do estado de São Paulo.

Fonte: Site Agrifam

Voltar ao topo