Clipping

Fundação Zoetis: apoio a meios de subsistência e o meio ambiente através da pecuária leiteira sustentável

Foto: Divulgação Projeto Cooplaf Leite

Desde 2001, o Dia Mundial do Leite é um momento para celebrar o leite e os produtos lácteos como alimentos ricos em nutrientes, bem como reconhecer o papel crucial que o setor de laticínios desempenha no sustento de um bilhão de pessoas. Este ano, o Dia Mundial do Leite está destacando como a pecuária leiteira está reduzindo sua pegada ambiental enquanto continua a fornecer nutrição diante da insegurança alimentar global e meios de subsistência para comunidades em todo o mundo.

Reconhecendo a interseção crítica entre pecuária leiteira sustentável, segurança alimentar e economias prósperas, a Zoetis Foundation (Fundação Zoetis) tem o orgulho de destacar o Instituto Biosistêmico (IBS) e seu trabalho na promoção da produção leiteira sustentável. O IBS oferece orientação, assistência técnica e serviços de extensão rural para 1.800 produtores de leite em todo o Brasil com foco em inovação e sustentabilidade.

Com dois anos de subsídios da Fundação Zoetis, o IBS está ajudando a melhorar a saúde animal, o manejo da fazenda, a qualidade do leite e a fortalecer os meios de subsistência dos produtores de leite no Brasil. Adotando uma abordagem sistêmica, o IBS trabalha em seis dimensões para apoiar os produtores de leite participantes: manejo reprodutivo, manejo sanitário, manejo nutricional, manejo zootécnico, treinamento e melhores práticas gerais para apoiar as operações.

“Ao adotar práticas sustentáveis de produção de leite, podemos ajudar a minimizar nosso impacto no meio ambiente, aumentar as oportunidades econômicas e garantir que produtos lácteos nutritivos estejam disponíveis para comunidades em todo o mundo”, disse Jeannette Ferran Astorga, presidente da Fundação Zoetis. “Por meio de tecnologia inovadora e conhecimento em saúde animal e sustentabilidade, o Instituto Biosistêmico ilustra o que é possível quando equipamos a agricultura familiar com as ferramentas para o sucesso.”

O IBS concebeu o Projeto Cooplaf Leite para promover o desenvolvimento da pecuária leiteira com a cooperativa Cooplaf, um grupo de 100 produtores de leite de assentamentos no município de Terenos. O Projeto Cooplaf fornece aos produtores de leite um conjunto de serviços e recursos tecnológicos estruturados para avançar no processo de produção para melhorar a saúde animal, bem como a qualidade e produtividade do leite.

Em 2022, o Projeto Cooplaf Leite aumentou com sucesso a produtividade leiteira de 154 produtores em 100 fazendas familiares por meio de estratégias de suporte técnico, reuniões cooperativas mensais e melhorias nas práticas de produção de leite, como planejamento nutricional. Após a conclusão do programa do projeto em 2022, a cooperativa teve um aumento de 19% no volume médio de leite produzido por hectare (o equivalente a 2.725 acres).

“Já sinto a diferença. Melhorou muito com a orientação, análise de terreno e melhoria na assessoria de produção de leite dos técnicos”, disse Veranilda Gomes de Oliveira, produtora de leite atendida pelo Projeto Cooplaf.

“Com o apoio da Fundação Zoetis, a IBS vem expandindo soluções e serviços para agricultores para agricultura sustentável e desenvolvimento rural. A parceria com as famílias da cooperativa Cooplaf, o aporte de conhecimentos veterinários e zootécnicos, o investimento em tecnologias inovadoras e o treinamento nos processos produtivos têm possibilitado maior renda e prosperidade no campo. Essa parceria torna nossa missão possível”, disse Luís Henrichsen, Diretor Corporativo do IBS.

Agora em seu segundo ano de financiamento da Fundação Zoetis, o IBS planeja promover o desenvolvimento da pecuária leiteira sustentável, produtiva e de alta qualidade entre cerca de 180 produtores em 100 fazendas familiares na região do Seridó, no Nordeste do Brasil. O IBS realizará sessões de treinamento presenciais para ajudar a conectar agricultores familiares e profissionais veterinários locais com o conhecimento e os recursos necessários para apoiar a produção eficiente de leite. O trabalho nesta região já começou com boas práticas pecuárias e, em junho de 2023, continuará com atividades de manejo reprodutivo e saúde animal.

A pecuária leiteira é um setor crucial que contribui significativamente para a segurança alimentar global e o bem-estar dos agricultores e suas comunidades em todo o mundo, e a Fundação Zoetis está entusiasmada em apoiar soluções inovadoras para promover práticas sustentáveis de pecuária leiteira. Os produtos lácteos fornecem nutrientes essenciais para uma dieta saudável, e a pecuária leiteira sustenta a subsistência de muitas pessoas, principalmente das áreas rurais. O desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira, com ênfase na saúde animal e na proteção ambiental, é essencial para o fornecimento seguro e saudável de alimentos para as próximas gerações.

Tópicos: , , , ,

Voltar ao topo