Clipping

Fórum discutirá os fatores determinantes para o fortalecimento dos biodefensivos no Brasil

Fórum Brasileiro de Biodefensivos 2017

O crescimento global do uso de biodefensivos evidencia a importância da adoção dessa ferramenta de proteção. De 2005 a 2014, o faturamento do mercado de controle biológico apresentou um crescimento de U$500 milhões para U$2 bilhões e a projeção é que este número dobre até 2020.

Os biodefensivos são importantes para todos os agentes das cadeias produtivas, em culturas agrícolas e até mesmo na pecuária, devido aos inúmeros benefícios que oferecem.

Os produtores escolhem utilizar os biodenfensivos diante de suas vantagens em relação à segurança e flexibilidade na aplicação. O controle biológico também complementa os químicos no manejo integrado de pragas, minimizando a resistência das pragas em diferentes culturas. No caso da produção de frutas, vegetais e plantas ornamentais, o controle biológico muitas vezes é a principal escolha para proteção dos cultivos.

No que tangem as principais vantagens da indústria, o desenvolvimento de um novo produto biológico é consideravelmente inferior ao de um químico, bem como o uso de biológico pode também servir para prolongar a vida útil dos químicos.

Em relação ao mercado, embora os consumidores não demandem especificamente os alimentos que foram manejados com controle biológico, é crescente a exigência por alimentos mais naturais, saudáveis, sustentáveis e orgânicos. Desta forma, tanto o mercado doméstico como o internacional, principalmente, pressionam pela redução dos resíduos químicos nos alimentos, o que implica na adoção de insumos alternativos, como os biodefensivos.

Além de todas as vantagens que os biodefensivos oferecem para os elos das cadeias e para o agronegócio como um todo, também são benéficos para o meio ambiente e para a saúde humana.

Neste contexto, a ABCBIO – Associação Brasileira das Empresas de Biodefensivos – e o Informa Agro realizarão a primeira edição do Fórum do Brasileiro de Biodefensivos, um evento inovador com o objetivo de reunir toda a cadeia produtiva para discutir as principais diretrizes para o fortalecimento dos biodefensivos no Brasil.

O evento acontecerá nos dias 29 e 30 de Agosto, no Hotel Pullman Vila Olímpia, em São Paulo. Os temas foram selecionados considerando os fatores determinantes para tal fortalecimento, sendo estes: aspectos regulatórios, fomento, tecnologia, manejo integrado de pragas, percepção dos produtores e mercado consumidor.

 

Informações Gerais:

Fórum Brasileiro de Biodefensivos  – 29 e 30 de agosto de 2017

Hotel Pullman Vila Olímpia – R. Olimpíadas, 205 – Vila Olimpia, São Paulo – SP, 04551-000

Mais informações e Inscrições: [email protected] – (11)3017-6820

Tópicos: , , , ,

Voltar ao topo