Clipping

Fazenda Digital agrega 15 startups com soluções para o agronegócio

Matheus Silva, da Check Milk, ferramenta de monitoramento da qualidade do leite. Foto: Marco Polo Verass

Matheus Silva, da Check Milk, ferramenta de monitoramento da qualidade do leite. Foto: Marco Polo Verass

Parnamirim – Para aproximar os empreendedores rurais da inovação e de novas ferramentas tecnológicas, o Sebrae no Rio Grande do Norte estruturou um salão no Espaço Sebrae Terroir especialmente para apresentar as novidades do mercado para facilitar a vida do produtor e aumentar a competitividade das propriedades. Trata-se da Fazenda Digital, que faz uma conexão entre produtor, startup e empresas do agronegócio, trazendo 15 Startups, dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Norte para otimizar o trabalho no campo. Além da exposição das ferramentas, o local oferece capacitação diária. A programação completa pode ser conferida no site www.rn.sebrae.com.br/terroir

De acordo com o coordenador do salão, Everton Lucena, o agronegócio é um setor que está acompanhando o desenvolvimento tecnológico e, para que o produtor se torne competitivo, precisa estar adepto às mudanças. Ele indica que a proposta da Fazenda Digital é aproximar esse produtor das tecnologias disponíveis no mercado, e assim aderir a inclusão digital no campo.

Uma das startups participantes do salão é a ‘Meu Bairro na WEB’. A falta de agilidade na compra de produtos agrícolas muitas vezes é um empecilho enfrentado pelos produtores rurais e a startup potiguar vem com a ideia de diminuir as barreiras entre os fazendeiros e os seus mantimentos para o cultivo.

A empresa comercializa para as principais lojas de produtos do campo para uma plataforma interativa, levando para os consumidores mais rapidez e facilidade para comprar. Com a plataforma, evita-se o deslocamento e permite que a produção não pare devido à falta de insumos, que passam longo tempo para serem entregues. De acordo com empresário Alessandro Santos, CEO do negócio, com a startup, a entrega é mais rápida.

Outra ferramenta presente no salão é a CheckMilk, do Instituto BioSistêmico, que  tem o objetivo de oferecer para os fornecedores de leite um suporte tecnológico, atendendo todas as etapas do processo de implementação do Plano de Qualificação de Fornecedores de leite por meio de indicadores e relatórios.

Rharden Costa, da Pangea Parts, uma soluções que reúne fornecedores de peças para máquinas agrícolas. Foto: Marco Polo Veras

Rharden Costa, da Pangea Parts, uma soluções que reúne fornecedores de peças para máquinas agrícolas. Foto: Marco Polo Veras

“Queremos incentivar o produtor de leite a se qualificar e melhorar a vida no campo, através de uma ferramenta inteligente, que traz um diagnóstico da produção. Como todo estabelecimento que trabalha com leite tem que gerar um documento para o Ministério da Agricultura, a nossa plataforma auxilia nesse plano e com um acompanhamento mais dinâmico”, explica Matheus Silva, que é coordenador do Check Milk. Segundo ele, o produtor de leite tem acesso ao relatório desempenho dele como também o apontamento das fraquezas apontadas pela plataforma, e a partir daí ele vai se programar para melhorar.

Outra empresa expositora do salão é a paulista Pangea Parts, que fornece peças para manutenção de máquinas agrícola. A empresa tem fornecedores em diversas regiões do país, o que agiliza a entrega da peça. “Temos fornecedores em todos os estados e atualmente estamos com frete grátis para peças de todas as máquinas agrícolas para compras acima de R$ 100”, Rharden Costa. Isso porque a solução também oferece vantagem para os fornecedores que se cadastram ao site.

Serviço:

www.rn.agenciasebrae.com.br

http://www.rn.sebrae.com.br

http://www.facebook.com/SebraeRN

http://www.twitter.com/SebraeRN

Call Center: 0800 570 0800

Agência Sebrae de Notícias (ASN RN): (84) 3616-7911

Tópicos: , , , , ,

Voltar ao topo