Clipping

ESALQ promove evento sobre diversificação na fruticultura

Em continuidade à programação comemorativa aos cinco anos da Casa do Produtor Rural (CPRural), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), a terceira atividade do ano ocorrerá em formato diferente para oferecer aos produtores rurais, estudantes em ciências agrárias e profissionais do setor informações e orientações sobre fruticultura, ao abrigar o 4º Encontro da Associação Brasileira de Frutas Raras (ABFR). O tema desse encontro será “Novas opções de frutas para diversificação de pomares”.

O mercado brasileiro de frutas raras tem crescido nos últimos anos. Entre algumas espécies comercializadas encontram-se o mirtilo e a macadâmia, com excelentes preços, principalmente, se comparados aos das frutas tradicionais. Com essas novas opções e, também, por se caracterizarem como frutas recomendadas para pequenas áreas de cultivo, o produtor pode diversificar sua propriedade e passar a fornecer aos consumidores uma fruta de qualidade, agregando valor ao seu produto.

Assim, para incrementar a diversificação de pomares, os palestrantes desse encontro divulgarão dados sobre as duas espécies frutíferas citadas, bem como demais delas que são pouco conhecidas entre o público em geral, com perspectivas de serem comercializadas tanto no mercado interno quanto externo, gerando emprego e renda. A primeira palestra, “O potencial do cultivo de mirtilo para o Brasil”, será ministrada pela engenheira agrônoma Tatiana Cantuarias Avilès, da Viveiros Sunnyridge Brasil. Já a segunda, a cargo do doutorando em Fitotecnia da ESALQ, Fábio Albuquerque Entelman, será “Desenvolvimento da cultura da macadâmia no Estado de São Paulo: Novas perspectivas e mercado”.

Após a apresentação das palestras, haverá um depoimento dos membros da ABFR em relação às atividades desenvolvidas. Essa parceria entre a Associação e a CPRural, ainda rendará mudas de espécies frutíferas aos participantes.

O 4º Encontro da Associação Brasileira de Frutas Raras acontecerá dia 17 de abril, das 08h30 às 12h30, no Anfiteatro Heitor Montenegro, do departamento de Produção Vegetal (LPV) da ESALQ. As inscrições gratuitas podem ser feitas na CPRural, de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00, na avenida Pádua Dias, 11, bairro São Dimas, Piracicaba (SP).

Informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (19) 3429-4178.

O apoio é da Comissão(CCEx) e do Serviço de Cultura e Extensão (SVCEx), LPV, Grupo de Práticas em Fruticultura (GPF/ESALQ), Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), Prefeitura Municipal de Piracicaba e Coordenadoria de Assistência Integral (CATI).

Parceiros do evento

CPRural
Fundada em 3 de junho de 2005, a CPRural é um veículo de disseminação dos conhecimentos gerados na ESALQ que atinge diretamente o pequeno agricultor e a sociedade como um todo. Trata-se de um centro de atendimento que presta orientação técnica aos produtores rurais sobre as diferentes áreas de atividade agropecuária, de forma integrada com professores, departamentos, grupos de extensão e biblioteca da Escola.

Associação Brasileira de Frutas Raras
Fundada em 13 de dezembro de 2008, na Estância das Frutas, localizada na cidade de Rio Claro (SP), a ABFR tem como objetivo o congraçamento de interessados em fruticultura, técnicos ou colecionadores e pessoas em geral, visando a divulgação e troca de informações sobre espécies fritíferas pouco conhecidas. As ações da ABFR visam também preservar o meio ambiente, conservar espécies nativas e divulgar o seu valor alimentar, bem como agir eticamente na produção de mudas, exportação e importação de material propagativo.

Fonte:
Alicia Nascimento Aguiar
Esalq
www.esalq.usp.br

Voltar ao topo