Clipping

Conexão Mata Atlântica aproxima produtores e compradores

Conexão Mata Atlântica

Em razão da demanda crescente por produtos mais saudáveis e orgânicos, nesta terça-feira, 10 de março, o projeto Conexão Mata Atlântica em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas promoveu um encontro de pequenos agricultores com proprietários de restaurantes, redes de supermercados e comerciantes. O objetivo foi apoiar os produtores na construção dos planos de negócios e promover o acesso de alimentos orgânicos a estes estabelecimentos.

Em 2019, um estudo da Agência Internacional de Pesquisa de Mercado indicou que o Brasil ocupa o 4º lugar em consumo de alimentos saudáveis no ranking global e movimenta RS$ 35 bilhões por ano.

A reunião contou com cerca de 30 participantes entre compradores e produtores.

O Projeto Conexão Mata Atlântica tem o objetivo de ampliar a proteção da biodiversidade e aumentar a sustentabilidade da produção agropecuária. Para isso, utiliza instrumentos como Pagamento por Serviços Ambientais (Uso Múltiplo e Proteção), apoio à Certificação e à Cadeia de Valor Sustentável.

Para que os produtos façam parte da cadeia de valor sustentável é necessário que a produção do entorno das Unidades de Conservação não exerça pressão na Mata Atlântica.

De acordo com a coordenadora do Programa Conexão Mata Atlântica Claudette Hahn, o diferencial é que esses produtos, espécies nativas ou não oriundas da Mata Atlântica, não estão impactando a floresta. “São artesanais, de pequenos produtores rurais. E podem gerar renda também pela exclusividade”.

Beneficiário do programa, Felipe Alberto Correa, de Peruíbe, está sempre desenvolvendo linhas novas. Ele trabalha com biomassa de banana, alimentos sem glúten, palmito real, entre outros. “O projeto ajudou a alavancar nossos negócios, tanto na compra de equipamentos, quanto em assistência técnica e acesso ao mercado. E veio para somar junto ao pequeno produtor”, ressaltou.

Também participante do Conexão, Camila Asmussen, de Natividade da Serra, trabalha com o fruto do Cambuci, árvore da Mata Atlântica. De acordo com ela, o projeto contribuiu para levar seus produtos à Bio Brazil Fair e agora está auxiliando a conseguir a certificação orgânica, importante para chegar a outros mercados.

Na outra ponta, o comprador varejista Diego Almeida destacou que esses encontros são uma oportunidade para encontrar produtos diferenciados. “O mercado busca produtos diferenciados tanto pela qualidade quanto pela produção sustentável. É uma tendência, embora ainda falte conexão entre produtores e mercado”, lembrou.

Projeto Conexão

O projeto Conexão Mata Atlântica tem o objetivo de aumentar a proteção da biodiversidade e da água e fixar carbono em zonas prioritárias da Bacia do Paraíba do Sul e Corredor Sudeste da Mata Atlântica brasileira, com atividades nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No território paulista, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e a Fundação Florestal (FF) são responsáveis por executar ações de monitoramento, questões do clima associada com biodiversidade e proteção dos recursos hídricos, melhora da efetividade da gestão de Unidades de Conservação (UCs), sustentabilidade e incremento de biodiversidade.

Tópicos: , , , , , , , , , , , ,

Voltar ao topo