Clipping

Conexão Mata Atlântica adota medidas para manter ações durante pandemia

luiza_saito_1

Capacitação on-line, assistência técnica e extensão rural por celular e via aplicativo de mensagens e vistorias remotas são algumas das medidas implantadas pelo Projeto Conexão Mata Atlântica para prosseguir com as ações e manter a atuação junto aos beneficiários durante o período da pandemia do Covid-19. As orientações foram adotadas pela equipe de campo, que faz o atendimento direto ao produtor rural, enquanto os profissionais que trabalham em escritórios, adotaram o tele-trabalho.

Outra medida diz respeito à comprovação das ações previstas, que precisam ser avaliadas pela equipe do projeto para liberação do pagamento. Na modalidade de PSA Proteção, que incentiva a conservação e restauração de vegetação nativa, a verificação do cumprimento dos contratos está sendo feita por meios alternativos, com base em declaração e documentação enviada pelos produtores. O beneficiário deverá informar o que foi feito na propriedade e enviar fotos e/ou vídeos das áreas.

Já no caso da modalidade PSA Uso Múltiplo, que incentiva mudanças no uso do solo e a adoção de práticas conservacionistas em todo o imóvel, durante esse período, o prazo para execução das ações foi prorrogado por 90 dias para que seja possível complementar as ações previstas. “Muitos proprietários precisam desse valor para seguir com as ações do projeto na propriedade. As medidas são para garantir a assistência técnica e manter o cronograma das atividades”, explicou a coordenadora do Conexão Mata Atlântica em São Paulo, Luiza Saito.

Desde o decreto que orientou o isolamento social, em 23 de março, o Projeto Conexão Mata Atlântica promoveu duas capacitações on-line, uma sobre meliponicultura e outra abordou rastreabilidade.

Para implantar algumas medidas, a equipe do projeto levou em conta ferramentas já utilizadas por alguns produtores, como o celular com acesso a internet e aplicativo de mensagens. Assim, é possível o contato direto entre produtores e os técnicos do Conexão, que orientam quanto às ações a serem implantadas na propriedade e o andamento. Como nem todos têm acesso à internet, os técnicos também tiram dúvidas dos beneficiários por telefone e mensagens. “O apoio de nossos parceiros, de prefeituras, Casas da Agricultura e sindicatos rurais nos territórios em que atuamos tem sido fundamental para que a comunicação e documentos cheguem aos beneficiários neste momento. Dessa forma, conseguimos seguir com as ações”, reforçou o técnico do projeto Dagoberto Meneghini.

O Projeto Conexão Mata Atlântica tem o objetivo de aumentar a proteção da biodiversidade e da água e fixar carbono em zonas prioritárias do Corredor Sudeste da Mata Atlântica brasileira. Para isso, o Conexão usa instrumentos como Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), para incentivar proprietários rurais à execução de ações mais sustentáveis na gestão do imóvel rural, de modo a fomentar os serviços ecossistêmicos, em duas modalidades: Uso Múltiplo (conservação da vegetação nativa) e Proteção (recuperação da vegetação), complementados pelo incentivo ao cercamento das áreas que precisam estar protegidas (PSA Cerca).

Outros instrumentos, como Certificação e Cadeia de Valor Sustentável são ferramentas que visam ao aumento da produtividade de forma sustentável e beneficiam diretamente a renda do produtor, sendo um estímulo financeiro para a conservação do meio ambiente.

Tópicos: , , , , , ,

Voltar ao topo