Clipping

Circuito Rural – Maracaju/MS

No dia 23/08 iniciaram as atividades do Projeto “Circuito Rural”, uma iniciativa em conjunto com o Sebrae que aconterá no Estado do Mato Grosso do Sul.

Após a abertura realizada pelo SEBRAE no período da manhã, os 40 participantes foram divididos em dois grupos, sendo um para acompanhamento da atividade leiteira e outro para horta.

Confira algumas fotos.

Na Horta

Os agricultores familiares participantes, composto em sua maioria por mulheres, já possuem horta doméstica, conhecendo assim a rotina de trabalho com hortaliças.

Com o oferecimento da prefeitura de uma condução para transporte da produção para comercialização na feira em Maracaju, os participantes estavam mais motivados em ampliar a produção. Assim, através das estações retratando as etapas do sistema de produção, tiveram informações de como tornar a produção mais comercial, com destaque para a tecnologia de produção de adubo orgânico na propriedade, composto, e a produção de mudas de qualidade.

A implantação de controles gerenciais da atividade foi bem aceita por todos, apesar de hoje não aplicarem. Durante este período, dúvidas foram sendo esclarecidas, experiências compartilhadas e tecnologias repassadas para uma produção mais sustentável, a partir da realidade local. Houve participação ativa e ao final os participantes expressaram que o conteúdo foi muito proveitoso, podendo ser aplicado, inclusive com um agricultor familiar dizendo: “seu eu aplicar 40% do que aprendi aqui hoje, em 1 ano estou andando de caminhonete nova”.

No Leite

Os produtores da cadeia leiteira apresentaram-se dispostos em melhorar suas atividades em relação à produção de leite, já que o valor pago no produto na região em questão se apresenta muito bom.

Foram apresentadas aos produtores três estações, as quais englobavam os principais manejos de uma propriedade láctea. Na estação 01 foi discutido manejo nutricional, onde obtivemos grande discussão por parte dos participantes no item pastagem rotacionada, foi apresentada aos participantes duas práticas, a fabricação da cerca ecologicamente correta e a caneca de fundo preto.

Na estação 02 discutimos a respeito de manejo sanitário, dando ênfase aos exames que podemos realizar de forma rápida e eficaz na hora da ordenha. As práticas foram: a realização do teste de C.M.T., teste de caneca de fundo preto (confeccionada na estação 01), aplicação de injetáveis e descarte correto de materiais utilizados e pesagem dos animais utilizando a fita de pesagem, as quais cada participante obteve uma.

Na estação de número três foram apresentados os padrões vigentes da IN 51 atuais e os padrões que teremos em janeiro de 2012, foram realizados exames na Vaca Móvel despertando profundo interesse nos produtores por tal ferramenta, pois observamos que estes ficaram preocupados com os padrões da IN 51 de janeiro de 2012. Nesta estação também foi falado a respeito de manejo reprodutivo, explicando maneiras para melhorarmos o quadro reprodutivo do rebanho, foi mostrado como funciona a tecnologia de ultra- som na pecuária leiteira. Os produtores ganharam um calendário reprodutivo que lhes foi explicado sua utilização.

Voltar ao topo