Clipping

Circuito rural leva tecnologia a pequenas propriedades de Ponta Porã

Por Janaína Mansilha

A pecuária leiteira e o cultivo de hortaliças são atividades tradicionais da agricultura familiar, um setor que representa mais de 80% do total de empreendimentos rurais existentes no País. Em Mato Grosso do Sul, são quase 60 mil propriedades de micro e pequeno portes dedicadas ao agronegócio.

Na agricultura familiar, a orientação quanto à adoção de tecnologias, manejo e o emprego de práticas de gestão ambiental e econômica contribuem para a sustentabilidade e a inclusão social no setor. Em Ponta Porã, cerca de 80 produtores rurais são esperados nesta sexta-feira, 2 de setembro, para o Circuito Rural Tecnologia no Campo, do Sebrae, que acontece no Assentamento Itamaraty, com dias de campo sobre horta e leite.

As atividades serão realizadas das 8h30 às 17 horas, com os dois temas sendo ministrados simultaneamente pela manhã e novamente à tarde. Manejo sanitário, informações sobre vacinas, prevenção a doenças, plantio planejado, gestão ambiental, controle financeiro e de produção estão entre os assuntos abordados nas aulas teórico-práticas. “A proposta é que com poucos recursos o produtor consiga inovar”, destaca o técnico do Sebrae, Carlos Eduardo Cordeiro.

O gerente de agronegócio do Sebrae, Marcus Rodrigo de Faria, ressalta que a dificuldade para muitos agricultores familiares é diversificar a produção e comercializar. “As orientações do Circuito contribuem para diminuir custos e preservar o meio ambiente através da inserção de uma tecnologia viável à pequena propriedade, que possa melhorar a produção e gerar renda”.

Um dos focos do trabalho, segundo ele, é também preparar para o acesso a programas de governo. “Por lei, 30% da compra das prefeituras e governos para a merenda escolar tem que ser proveniente da agricultura familiar”, explica.

O Circuito Rural Tecnologia no Campo, do Sebrae, teve início em agosto e já passou por Maracaju, Sidrolândia, Dourados, Caarapó e Aral Moreira. Ao todo, com apoio da Seprotur, estará em 27 municípios do Estado, atendendo a cerca de dois mil produtores rurais.

O próximo grupo será visitado a partir do dia 12 de setembro. Também fazem parte do Circuito as cidades de Três Lagoas, Bataguassu, Batayporã, Ivinhema, Itaquiraí, Mundo Novo, Ribas do Rio Pardo, Campo Grande, Bandeirantes, Rio Negro, Coxim, Sonora, Nioaque, Bonito, Bodoquena, Porto Murtinho, Selvíria, Aparecida do Taboado, Inocência, Chapadão do Sul e Costa Rica.

A participação nas atividades do Circuito Rural é gratuita e a inscrição é feita no local do evento. Em Ponta Porã, acontece no Assentamento Itamaraty II, lote 1.577, Grupo Sete Quedas. Para chegar ao local, o acesso é pela Rodovia 164, próximo à entrada do Retiro, às margens do asfalto. Mais informações no Sebrae, pelo telefone: 0800-570-0800.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias MS

Voltar ao topo