Clipping

Capacitação de caprino-ovinocultura atende a comunidades do Velho Chico

Projeto Bahia Produtiva

Com foco na criação de ovinocultura, alimentação animal, manejo e sanidade, teve início, no dia 08/0, uma capacitação de caprino-ovinocultura, realizada na comunidade Agrovila 13, no município de Serra do Ramalho, Território Velho Chico.

O projeto de capacitação faz parte das ações do Bahia Produtiva, projeto do Governo do Estado, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento (SDR), com financiamento do Banco Mundial.

Durante oito horas de capacitação, os beneficiários do Bahia Produtiva foram orientados sobre o manejo, o fornecimento de alimentos e os cuidados com a sanidade para a criação do animal.

O curso foi solicitado pelo Instituto BioSistêmico, entidade prestadora de assistência técnica e extensão rural (Ater), do Bahia Produtiva, por meio da engenheira agrônoma Suzane Nascimento, com objetivo de atender às demandas dos produtores sobre o manejo de alimentação, de sanidade e reprodutivo, além de melhorar o desenvolvimento desta cadeia produtiva, aumentando o alcance no acesso ao mercado e comercialização: “Existe o mercado, mas muitas vezes o agricultor não está com a produção adequada para fornecer ao consumidor. Quando o produto for levado ao mercado, a expectativa é que tenha qualidade e atender ao que o consumidor espera”.

O agricultor familiar da comunidade Agrovila 13, Nielson Silva, agradeceu a oportunidade de participar da capacitação e destacou que uma das partes mais importantes durante o curso foi a questão da limpeza: “A gente não tava por dentro do assunto e fazíamos de qualquer jeito. O curso nos chamou atenção para cuidarmos melhor do nosso rebanho”.

Mais duas comunidades receberam a capacitação sobre ovinos, no dia09/10, no Quilombo Fortaleza, em Bom Jesus da Lapa, 10/10, na comunidade Várzea Dantas, em Oliveira dos Brejinhos.

Tópicos: , , , , ,

Voltar ao topo