Clipping

Buscando Aperfeiçoar a Produção

Com um mercado cada vez mais crescente, a Ovinocultura vem ganhando destaque no Brasil, por oferecer clima favorável e enorme extensão territorial. Nos bastidores do agronegócio já se fala que temos potencial para ser um dos maiores produtores mundiais de ovinos. Porém, como todo setor de criação de animais, existem as dificuldades e desafios a serem vencidos, principalmente no que diz respeito ao manejo do rebanho. A boa notícia é que também já existem soluções disponíveis de alta tecnologia e conhecimento, a fim de garantir a qualidade e produtividade do setor, o que acaba se tornando mais um incentivo para o crescimento da produção.

Um das grandes entraves que afetam o rebanho de ovinos é ligado às questões de manejo sanitário, que acaba causando doenças e afetando a produção. A principal doença é a verminose, que pode ser controlada através de exames periódicos. Um desses exames é o OPG (ovos por grama) que permite o controle da doença e assegura a sua sanidade.

Outros exames podem ajudar na melhoria do rebanho e, por consequência, valorizar o produto no mercado, como é o caso das Análises de Carcaças de animais vivos, por meio da tecnologia de ultrassom. Esse exame avalia a área de olho-de-lombo (AOL), acabamento de gordura subcutânea ou de cobertura (EGS) e índice de marmoreio (MAR). A partir desses exames, forma-se um conjunto de avaliações, e então são determinados os melhores animais, em termos de carne e carcaça.

Para garantir a expansão dos indivíduos, de preferência com boa genética, exames de gestação são outra novidade oferecida pelos laboratórios móveis. Com esses exames é possível melhorar os índices de prenhez ou, ainda, analisar os animais que são aptos para a reprodução, através de exames andrológicos.

Laboratórios móveis

Para o desenvolvimento da ovinocultura, o Brasil conta o aporte dos laboratórios móveis abastecidos com instrumentos e ferramentas de avaliação, controle e diagnósticos, sempre acompanhados de profissionais da área do agronegócio – médicos veterinários, zootecnistas e engenheiros agrônomos.

Primeira – e única – empresa a oferecer todo esse aparato de inovações tecnológicas de diagnóstico e contando com uma equipe capacitada e especializada, o IBS se destaca na realização de procedimentos de monitoramento in loco, fator que faz grande diferença, uma vez que o contato com a realidade de cada local permite oferecer soluções individualizadas, otimizando assim tempo e investimentos.

Sobre o IBS

Atuando desde 2006 no setor do agronegócio, o IBS é uma empresa brasileira de consultoria e tecnologia, que desenvolve programas para estruturação e predição da produção, realizando exames de diagnósticos – como os citados acima –, através de intenso trabalho de organização reprodutiva dos rebanhos, bem como por meio de atuação no âmbito sanitário, nutricional e de gerenciamento da atividade. Em busca do crescimento da Ovinocultura, com conceito de proximidade e compartilhamento de informação, conhecimento e solução, um sonho torna-se realidade para o criador: ter à disposição tecnologia de ponta e suporte profissional, com custo acessível.

Matéria na íntegra.

Voltar ao topo