Clipping

ATeG + Genética: produtores registram 100% de aproveitamento de inseminações artificiais em MT

 

100% de prenhez no rebanho. Este é o resultado que produtores de Mato Grosso que participam do Programa ATeG + Genética, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), estão registrando em suas propriedades. Iniciado em setembro de 2022, o programa visa o melhoramento genético dos animais de mil propriedades rurais na cadeia produtiva de pecuária de leite e 200 propriedades de pecuária de corte.

Os trabalhos nas propriedades participantes são realizados pelo Senar-MT e representantes do Instituto BioSistêmico (IBS), uma consultoria contratada para ajudar nos trabalhos.

Durante seis meses, técnicos credenciados irão auxiliar, por meio da inseminação artificial, a melhorar o rebanho de corte.

Na propriedade da produtora Maria Antônia Toledo, de Araputanga, as inseminações artificiais realizadas agora em fevereiro tiveram 100% de aproveitamento e todos os três animais inseminados prenharam.

“Foi a primeira vez que fizemos inseminação na propriedade e tivemos esse excelente resultado. Estamos com grandes expectativas de aumentar a nossa produtividade e abraçamos esse projeto com os pés e as mãos, na certeza de que ele vai nos ajudar”, comenta a produtora.

Produtor rural em Comodoro, Manoel Ferreira, também esperada através do Programa ATeG + Genética ampliar a produtividade em sua propriedade. Ele comenta ter conseguido uma taxa de 50% de aproveitamento nas vacas já inseminadas e já está preparando os próximos animais.

“Tenho mais três vacas preparadas para fazerem a inseminação e espero melhorar a renda com esse projeto”, diz Ferreira.

Claudete Grim, produtora em Brasnorte, recebe atendimento da ATeG há um ano. Ela revela esperar com o projeto de inseminação artificial alavancar a sua produção. “A assistência ajuda nos cálculos de alimentação, adubo e orienta sobre investimentos necessários. Todas essas melhorias refletem na qualidade da comida que vai para o consumidor”.

A supervisora da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-MT, Jéssica Gonçalves, explica que o resultado positivo obtido nas duas propriedades é reflexo de uma soma de fatores.

“Para alcançarmos bons resultados nesse processo, tudo precisa estar alinhado. A reprodução é resultado da sanidade, nutrição e manejo adequados. Uma somatória de esforços que tem dado certo”, frisa Gonçalves.

Tópicos: , , , , ,

Voltar ao topo