Clipping

Assentados da região de Ribeirão Preto/SP têm Dia de Campo com laboratório móvel

Foto: INCRA/Divulgação

Cerca de 400 produtores rurais assentados da região de Ribeirão Preto(SP) participaram de um Dia de Campo com o “Agromóvel” (um veículo equipado com laboratório de análise de solos) no Projeto de Desenvolvimento Sustentável Fazenda da Barra, no último dia 3. A atividade integra a programação dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) contratados pelo Incra em São Paulo.

O Agromóvel esteve em quatro lotes do assentamento. Em cada um, os técnicos de ATER prestaram informações sobre as condições locais de produção, sempre enfatizando os aspectos ambientais. A adoção de práticas ambientalmente sustentáveis é uma exigência do modelo de Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) adotado na Fazenda da Barra. Participaram também agricultores de assentamentos de Orlândia, Serrana, Serra Azul e Colômbia.

De acordo com o engenheiro agrônomo Ricardo Cerveira, do Instituto BioSistêmico – entidade contratada pelo Incra para a prestação de serviços de assistência técnica nos assentamentos da região de Ribeirão Preto –, o objetivo do Agromóvel é levar tecnologia de ponta aos produtores rurais. “São equipamentos para análise da fertilidade do solo, controle de pragas e doenças e também testes relacionados à irrigação.” Em atividades relacionadas à pecuária leiteira, é utilizado outro veículo especialmente equipado, o Vaca Móvel.

Voltar ao topo