Clipping

Agricultura faz parceria para subir a produção de leite em Campos, no RJ

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, o Sebrae e com o Programa Mais Leite quer aumentar a produção de leite dos pequenos produtores rurais de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. A ideia é implementar novas práticas no manejo, no trato da sanidade animal e na alimentação do gado leiteiro.

De acordo com o secretário de Agricultura de Campos, Eduardo Crespo, serão realizadas reuniões itinerantes em seis regiões, de forma que os produtores rurais criadores de gado não precisem se deslocar até a cidade para se cadastrarem no Programa.

As ações para aumentar a produção vão constar de consultoria técnica e suporte de tecnologia, como a “Vaca Móvel” e o “Rufião”. Ainda segundo o secretário, os custos vão ser subsidiados, cabendo aos produtores apenas 20% e ao Programa custear 80% dos custos, mais a estrutura e logística que ficará com ônus para a Prefeitura.

“Nossa meta é ousada e estaremos trabalhando para triplicar o volume de produção de leite. Teremos equipamentos e equipe técnica à disposição dos produtores. Teremos a “Vaca Móvel”, um veículo utilitário com laboratório, que analisará o leite, com resultados no local sobre qualidade do produto. Conforme o resultado, os técnicos orientam o produtor sobre o que fazer. Teremos também o “Rufião”, veículo dotado de ultrassom, que vai examinar no campo as vacas enxertadas ou preparadas para isso. Os exames vão dar diagnósticos precisos para orientação da nutrição do animal, conhecimento do sexo, previsão de nascimento e orientações, como por exemplo, se o produtor deverá plantar cana para inserir na alimentação dos animais. Termos o Rufião, que será feito de forma personalizada”, finaliza o secretário Eduardo Crespo.

Voltar ao topo