Caravana Ambiental

O que é a Caravana Ambiental – Mutirão do CAR?

Lançada no dia 8 de março em Birigui-SP, a Caravana Ambiental – Mutirão do CAR é uma proposta de trabalho da unidade IBSeco do Instituto BioSistêmico (IBS) para realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em atendimento aos projetos de apoio à agricultura familiar executados pelo IBS em três Chamadas Públicas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Estado de São Paulo.

Ao todo, serão percorridos 52 municípios atendidos pelo IBS nos Projetos  do MDA: Sustentabilidade da Unidade Familiar de Produção – lotes 02 e 04 – e Sustentabilidade de Unidade Familiar de Produção Cafeeira. A iniciativa conta com o apoio de profissionais capacitados que darão suporte às equipes locais de Assistência Técnica e Extensão Rural desses projetos para a realização do CAR.

O objetivo é elevar a 100% o número de propriedades legalizadas até maio de 2016, quando encerra o prazo para realização do CAR, atendendo os agricultores familiares que participam dessas Chamadas Públicas, estão com a documentação em dia e ainda não fizeram o cadastro. Esses agricultores serão solicitados a comparecer com os documentos necessários no local de atendimento da caravana que será estabelecido para cada cidade, em determinada data.

As equipes da Caravana Ambiental – Mutirão do CAR irão analisar cada situação e, nos casos em que a documentação estiver completa, será realizado o cadastro no sistema. Deverão ser comunicados aos técnicos do IBS os casos em que o agricultor familiar estiver impossibilitado de ir até o local combinado para realização do CAR para que a equipe possa ir até a propriedade em questão.

Voltar ao topo