Negócio Rural

Minha História: Família Cosmo retrata o modo de viver de muitas famílias de agricultores do Sul do Brasil

Devonzil e o técnico do IBS fazem o monitoramento da lavoura de soja

Devonzil e o técnico do IBS fazem o monitoramento da lavoura de soja. Fotos: Regina Groenendal/IBS

É fim de uma tarde chuvosa de verão em Prudentópolis, no interior do Paraná. O cheiro da terra molhada lá fora se mistura aos aromas da cozinha da família Cosmo: pão caseiro recém-assado, linguiça frita e café passado. É nessa atmosfera de aconchego familiar que o casal de agricultores Devonzil Antonio Cosmo e Cilmara Aparecida Pereira Cosmo contam um pouco da história da família que tira o sustento da terra onde vivem desde que nasceram.

O pão é feito pelas mãos da dona Cilmara e a linguiça também é produzida pela família, feita com carne de porco de criação própria. Na propriedade, além dos suínos, a família cria aves, ovinos e bovinos. “A carne que consumimos vem das nossas criações. Também extraímos lã das ovelhas e tiramos leite das vacas, com o qual fazemos nosso próprio queijo e manteiga”, explica a agricultura.

Dos três filhos do casal, o mais velho formou-se engenheiro agrônomo e trabalha na área em uma empresa em Prudentópolis. O filho do meio está cursando agronomia  também e, junto com o irmão caçula, colabora na lida diária. Eles ajudam a alimentar as criações e acompanham o pai na condução das lavouras de soja, feijão e milho.

Devonzil explica que a soja é o principal produto das lavouras e junto com o milho e o feijão é o que garante o sustento da família. Atendido há sete anos pelo Instituto BioSistêmico (IBS) no programa de agricultura familiar da Cargill, o agricultor destaca que aumentou a produção de soja de 46 sacas para 75 sacas por hectare, o que ele atribui, principalmente, às análises e recomendações para correção de solo realizadas a partir do programa.

Ele relata que melhorou muito a eficiência na produção de soja, pois passou a ter mais conhecimento sobre as necessidades da lavoura, a hora certa de aplicar determinados produtos, a quantia adequada para cada situação. Além da orientação para o cultivo da soja, o agricultor aproveita as visitas técnicas do IBS para esclarecer dúvidas sobre o cultivo de milho e feijão.

“Sinto-me orgulhoso em ser agricultor familiar. Dessa terra, tiro o sustento da minha família, proporciono o estudo dos meus filhos e produzo grande parte dos alimentos que vão para nossa mesa. Para o consumo de casa, temos uma horta completa, um pomar diversificado, além das criações que nos fornecem carne, leite e ovos. Fora, compramos apenas sal, açúcar, farinha, arroz e óleo de soja. O restante é tudo resultado do que produzimos”, relata Devonzil.

O casal Cilmara e Devonzil com os filhotes da criação de coelhos, considerada o xodó da família

O casal Cilmara e Devonzil com os filhotes da criação de coelhos, considerada o xodó da família

Gentileza e simpatia são características marcantes da família Cosmo que gosta de bem receber toda e qualquer visita. A equipe de comunicação do IBS acompanhou um dia de assistência técnica do programa na propriedade e foi presenteada com um delicioso café da tarde, o mesmo do início desta matéria, responsável pela profusão de aromas na cozinha dos Cosmo.

Na propriedade, tudo parece funcionar em perfeita harmonia e uma das grandes surpresas foi a criação de coelhos, considerada o xodó de toda família. Os animais são criados como bichinhos de estimação. Até hoje, ninguém teve coragem de mandar nenhum coelho para panela. Uma atitude que não é de surpreender a quem conhece, pelo menos um pouco, do jeito de ser e viver dessa família de agricultores do Sul do Brasil.

Sobre o programa

O programa de agricultura familiar da Cargill foi iniciado em 2011 com o objetivo de capacitar e assistir agricultores familiares na produção de soja destinada à fabricação de biodiesel. Faz parte do cumprimento legal para a obtenção e manutenção do Selo Combustível Social, necessário para o setor de biodiesel e que permite a participação em leilões de maneira integral.

A iniciativa cumpre o papel idealizado no Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) interministerial do Governo Federal em implantar um programa sustentável com inclusão social, garantir preços competitivos, qualidade e suprimento, além de produzir o biodiesel a partir de diferentes fontes de oleaginosas em regiões diversas.

O IBS iniciou a execução da parte do programa que se refere à assistência técnica aos agricultores familiares na Safra 2011/12, nos Estados do Paraná com 622 produtores e de São Paulo com 45. Após seis safras, o instituto atuou em 8 Estados e responde por mais de 2 mil produtores/ano, com fomento da agricultura familiar por meio de informação, capacitação e inovações tecnológicas voltadas ao desenvolvimento sustentável das lavouras.

Na assistência técnica executada pelo IBS no programa de agricultura familiar da Cargill, os técnicos atuam muito além do suporte para a produção de soja. As equipes estão capacitadas para fomentar atividades que favoreçam a sustentabilidade da propriedade e, nesse contexto, não poderia ficar de fora a diversificação das culturas. Em todas as regiões atendidas, não faltam exemplos de produtores que diversificam a produção e contam com o suporte técnico do programa.

Tópicos: , ,

Voltar ao topo