Blog

Instituto BioSistêmico investe em TI e promove inovação através da plataforma Projecttrace

A plataforma do IBS ajuda os produtores na resolução dos problemas e no aperfeiçoamento das práticas de manejo.

Norteado pela busca de soluções inovadoras, o Instituto BioSistêmico (IBS) tem investido em Tecnologia da Informação (TI) para desenvolver plataformas que ajudem os produtores na resolução dos problemas e no aperfeiçoamento das práticas de manejo.

Com o avanço do trabalho do IBS, essas diretrizes se consolidaram com a plataforma Projecttrace, que funciona como uma central de soluções tecnológicas que facilitam a gestão dos projetos executados pelo IBS, tornando os atendimentos às propriedades ainda mais eficientes. A ferramenta concebida pelo IBS tem como finalidade principal o desenvolvimento e qualificação de produtores ou fornecedores.

O diretor corporativo do Instituto BioSistêmico, Luís Henrichsen, explica que o Projecttrace é um hub de inovação que reúne duas plataformas: o Agrotrace, que abrange projetos de agricultura, e o Pectrace para os projetos de pecuária. “Todas as plataformas que compõem o Projecttrace apresentam iniciativas de boas práticas, com foco na qualidade e na sustentabilidade”, salienta.

Henrichsen avalia que um dos principais benefícios dessas plataformas é que elas permitem gerar métricas de acompanhamento de resultados. “Essas métricas podem ser sociais, ambientais, de produtividade e geram dados e índices para acompanhar o desenvolvimento das propriedades, auxiliando na gestão e na tomada de decisões”, ressalta.

Trajetória Projecttrace

Os primeiros projetos executados pelo Instituto BioSistêmico com o suporte da plataforma foram os de agricultura. Atualmente, as cadeias desenvolvidas pelo Agrotrace são soja, milho e cacau.

Conforme explica a diretora de agricultura do IBS, Priscila Callegari, o Agrotrace foi criado a partir de uma necessidade de operacionalizar o trabalho de campo.

“Além de analisar a propriedade e fazer as recomendações, sempre foi necessário coletar evidências da produção e do trabalho. Assim, criamos a plataforma que facilitou a coleta de dados que depois são sistematizadas e geram indicadores de grande valia para os gestores de projetos e para o produtor”, relata Callegari.

Nos últimos anos, projetos de pecuária do Instituto BioSistêmico passaram a integrar a plataforma. No Pectrace, o trabalho atual está focado em gado de leite e piscicultura, com os programas CheckMilk e CheckFish. “Estamos desenvolvendo, em parceria com pesquisadores, o CheckSheep, para a ovinocultura, e o CheckBeef, para o gado de corte”, antecipa Luís.

Protocolos

As soluções tecnológicas do Projecttrace são construídas a partir de uma checagem de conformidade que pode estar voltada para protocolos de qualidade, de agricultura orgânica, de sustentabilidade ou comerciais.

“Com base no protocolo, montamos um checklist para realização do diagnóstico da propriedade. Para o que encontramos de não conformidade, orientamos alternativas de melhoria por meio do plano de ação, com acompanhamento técnico. Também fornecemos conteúdo didático que, integrado às demais ações, contribui para capacitação e qualificação do produtor”, explica Henrichsen.

A diretora de agricultura do IBS complementa que a plataforma tem diversos protocolos de sustentabilidade em operação. “Assim é possível analisar as diferentes linhas de certificação, de diferentes cadeias produtivas tudo em um mesmo local. Além de facilitar a gestão, proporciona segurança e confiabilidade nos processos de cada projeto”, destaca Priscila.

Metodologias eficientes

O Projecttrace foi desenvolvido e é atualizado constantemente pela equipe de TI do Instituto BioSistêmico. “O objetivo é sempre buscar as tecnologias mais modernas para tornar o uso mais amigável e intuitivo para consultores, produtores e gestores”, ressalta Claudio Pinheiro, diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do IBS.

Equipe de TI do Instituto BioSistêmico responsável pelo desenvolvimento e atualização do Projecttrace.

Para Cláudio, um dos pontos de destaque dos programas que compõem o Projecttrace é a versatilidade e abrangência das metodologias. “Os protocolos podem ser aplicados a diferentes realidades com muita facilidade, aumentando assim o potencial de contribuição para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária”, pondera.

Outro diferencial é que a plataforma e as soluções foram desenvolvidas a partir das percepções de campo, o que torna as metodologias aplicáveis e com resultado. “O Projecttrace leva em conta, ainda, a necessidade de gerir as informações e de acompanhar a evolução, fazendo aperfeiçoamentos sempre que necessário”, detalha o diretor de ATER.

Inovação e transparência

O diretor corporativo do IBS ressalta que o Projecttrace representa um grande avanço, pois, ao reunir os projetos e metodologias desenvolvidos pelo IBS, possibilita que cada propriedade elabore o próprio caminho rumo a maior sustentabilidade produtiva, social e ambiental.

Já para os gestores, sejam eles públicos ou privados, o Projecttrace oferece ferramentas de acompanhamento da evolução das propriedades, possibilitando o conhecimento mais detalhado sobre as necessidade e demandas dos produtores, o que facilita a tomada de decisão.

“O uso da plataforma, reunindo as metodologias e projetos, reflete um maior grau de maturidade institucional, bem como o compromisso do IBS com a transparência e a busca por resultados de valor para os produtores e gestores em todos os projetos, reflexo da responsabilidade com o trabalho desenvolvido para nossa missão”, conclui Luís.

Tópicos: , , , , , , , , , , , ,

Voltar ao topo