Blog

Instituto BioSistêmico: 15 anos de inovação, consultoria especializada e sustentabilidade

Assistência técnica rural

Foto: Arquivo IBS

O dia 1º de maio de 2006 marca a concretização de um sonho. Essa foi a data em que o Instituto BioSistêmico (IBS) foi oficializado, inicialmente oferecendo diagnósticos setoriais para unidades de produção agropecuária, com foco na inovação e na sustentabilidade.

Com muito empenho, dedicação e trabalho, o IBS foi crescendo ao longo dos anos e se consolidou no cenário nacional. Hoje, 15 anos depois, conta com a sede administrativa em Piracicaba (SP), e com mais quatro escritórios regionais localizados em Londrina (PR), Campo Grande (MS), Pombal (PB) e Natal (RN).

O IBS é formado por uma equipe técnica multidisciplinar, composta por engenheiros agrônomos e florestais, zootecnistas, veterinários, técnicos em agropecuária, nutricionistas, engenheiros de alimentos, administradores, economistas, assistentes sociais, biólogos, profissionais de TI e de comunicação, entre outros. São 20 funcionários, 90 consultores associados e 450 profissionais credenciados que atuam para desenvolver os projetos e prestar assistência técnica especializada.

Essa soma de esforços e potencialidades permitiu que o IBS ampliasse gradativamente sua atuação, que se expandiu ao longo dos anos, atendendo de Norte a Sul do Brasil. Nesses 15 anos de trajetória, foram realizados mais de 415 mil atendimentos em 202 projetos executados, abrangendo 21 estados em todas as regiões do país, com mais de 65 mil produtores e propriedades atendidos.

“Desde a fundação do IBS, nossa premissa é inovação para a sustentabilidade. Estamos sempre agregando os avanços tecnológicos para a solução de problemas, levando em conta as dimensões sociais, produtivas, ambientais e econômicas”, detalha Luís Henrichsen, diretor corporativo do IBS.

Pensamento sistêmico

A atuação do IBS é norteada por um tripé: busca por soluções sustentáveis, resolução de problemas e alcance de resultados de valor. Essas ações são pensadas e desenvolvidas de forma sistêmica, isto é, a propriedade é avaliada como um organismo integrado, considerando todos os componentes envolvidos no processo, levando em conta os impactos das ações.

Por esse motivo, a visão sempre é norteada pela sustentabilidade, pois ter o melhor rendimento na produção nem sempre gera um impacto ambiental positivo. “Nós nunca apresentamos um pacote de serviço pronto, cada caso tem um problema e objetivos diferentes, por isso precisamos de um arranjo de vários modelos de trabalho para encontrar a solução mais adequada”, destaca o diretor.

Ao longo dos 15 anos, o IBS foi ampliando as possibilidades de atuação e, atualmente, desenvolve atividades que englobam a capacitação, com cursos, oficinas, treinamentos e dia campo; consultorias, que demandam diagnósticos, pesquisas e análises clínicas; além da elaboração de projetos, que têm como foco a inovação, sustentabilidade, produtividade e qualidade.

Excelência reconhecida

A atuação do IBS se destaca pela inovação e utilização da tecnologia como uma aliada, buscando aperfeiçoamentos que tenham impactos positivos na vida dos produtores, na propriedade, no meio ambiente e no mercado.

Partindo dessa visão inovadora e sustentável, o IBS desenvolveu tecnologias apropriadas ao trabalho como o Rufião Móvel, que possibilita a realização de ultrassom em rebanhos, e o Vaca Móvel, para testar a qualidade do leite. Essas unidades são verdadeiros laboratórios móveis, que permitem chegar a lugares onde há pouca ou nenhuma infraestrutura, possibilitando a qualificação de agricultores familiares, que muitas vezes têm dificuldade de acesso à informação e a tecnologias.

Outra ferramenta que o IBS desenvolveu nos últimos anos foram as soluções digitais, aproveitando as potencialidades da internet para prover uma visão sistêmica e soluções remota aos produtores. O CheckMilk e o Agrotrace são plataformas de destaque na inovação digital.

O desenvolvimento dessas soluções remotas se tornou ainda mais importante durante a pandemia da covid-19, quando os atendimentos presenciais foram suspensos. Desde março de 2020, o IBS realizou palestras e capacitações por meio de videoconferências, além de produzir e disponibilizar conteúdo técnico em formato de videoaulas, cartilhas e e-books. Tudo isso para continuar dando o suporte necessário para os produtores, mesmo durante esse período tão difícil.

A consistência do trabalho desenvolvido ao longo dos 15 anos de atuação levou o  IBS a  ser uma referência nacional, sendo reconhecido com o 1º lugar na categoria Serviços Agropecuários da 16ª edição do Prêmio Melhores do Agronegócio, promovido pela Revista Globo Rural.

“Muito além dos números, o IBS se orgulha das parcerias construídas nesta caminhada. Produtores, parceiros e profissionais, todos fazem parte desses 15 anos. O IBS agradece a cada um que acredita e participa dessa história que contribui para o desenvolvimento rural sustentável por todo o Brasil”, expressa Luís Henrichsen.

Tópicos: , , , , , , , , , ,

Voltar ao topo