Blog

A importância da gestão na pequena propriedade rural

campanha-para-marcar-os-50-anos-da-profissao-de-zootecnista1

Na pecuária leiteira atual, o nível de competitividade está cada vez mais acirrado, as tendências são instáveis com estreitas margens ao produtor e a exigência do mercado é gradualmente maior. Na pequena propriedade leiteira, esse quadro é ainda mais expressivo. Diversos produtores apresentam capital para investimento, mas o fazem de maneira incorreta ou no momento errado. Outros, por serem muito pequenos, acreditam que não têm capital necessário e ficam estagnados. Muitos não têm a real noção de seus custos produtivos, enquanto outros colocam a emoção e a paixão na frente da razão e, por isso, não tomam a decisão correta.

O que esses produtores têm em comum?

Além do possível insucesso no sistema produtivo, estes produtores provavelmente não fazem a GESTÃO correta de sua propriedade.

A gestão rural se caracteriza por um conjunto de atividades para o melhor planejamento, organização e controle das atividades do ponto de vista financeiro, auxiliando para a tomada de decisão, de modo que o produtor possa gerenciar as atividades, maximizar a produção, minimizar os custos, na busca de melhores resultados financeiros. A partir de uma rotina de boa gestão, o produtor se organiza e planeja suas ações definindo a quantidade de capital e a qualidade de seus investimentos com menor chance de falhas.

Além da questão financeira, a gestão da pecuária de leite engloba também o fator zootécnico. Isso significa que o produtor precisa conhecer todos os fatores que compõe o processo produtivo, desde a alimentação dos animais, passando pela questão reprodutiva e sanitária e finalizando na adoção de medidas que visam a melhor qualidade do produto final.

Para uma boa gestão zootécnica, é necessário coletar o maior número de registros diários da fazenda, inicialmente. Vários são os dados que devem ser coletados, entre eles podemos citar as ocorrências reprodutivas (data de parto, data de cio, data de inseminação, nome do touro…), ocorrências sanitárias (datas e tipos de vacinas aplicadas ou problemas de saúde), além dos dados gerais do rebanho e individuais de cada animal em produção. A coleta desses dados deve ser realizada de forma contínua, ou seja, a anotação das ocorrências deve fazer parte do dia a dia da propriedade.

Posteriormente, em momentos pré-estabelecidos, analisando as planilhas de controle já preenchidas, é possível estabelecer os índices de desempenho zootécnico que incluem intervalo entre partos, a produção média por lactação, a porcentagem de vacas em lactação, a duração da lactação e a persistência da lactação. Ao realizar a correta interpretação destes índices zootécnicos que são fundamentais para avaliar o desempenho da atividade, o produtor terá um grande auxílio na tomada de decisão, conseguindo ter a decisão mais consciente. Mas, para isso, é interessante que o produtor busque o auxilio de um técnico especializado, sendo este, mais um diferencial na correta interpretação dos resultados e consequente melhor administração da atividade.

Gestão zootécnica no auxílio da reprodução

A principal característica de uma vaca leiteira é a produção de leite. Assim, praticamente todos os índices serão focados neste quesito, estando ligados direta ou indiretamente.

Para se conseguir sucesso produtivo e reprodutivo, é muito importante que a vaca recém-parida volte à reprodução, ou seja, que entre em cio o quanto antes sem prejudicar o período de serviço (que deve estar entre 90 a 120 dias) e o intervalo entre partos (que não pode passar de 12 meses). Para que isso seja possível, o retorno da vaca ao cio não deve ser prolongado, devendo estar entre 18 a 24 dias no máximo, pois dias a mais indicam retorno muito prolongado. Diversos fatores afetam esse retrocesso: Estado nutricional do animal, balanço energético da dieta, condição corporal e fatores sanitários.

Uma gestão zootécnica bem estruturada irá auxiliar neste processo, pois ao ter todos os dados e seus respectivos índices em mãos, o gestor rural terá a real noção das necessidades do rebanho. Por exemplo: se a taxa de concepção de suas vacas está baixa, ele terá a condição de visualizar os possíveis motivos que resultam neste baixo índice. O escore de condição corporal pode não estar em níveis satisfatórios ou o processo da inseminação pode apresentar alguma falha. Talvez a vaca apresente alguma deficiência de seu aparelho reprodutor, indicando que ela não pode emprenhar. Tal exemplo cabe também para todos os índices de importância na pecuária leiteira, como persistência de lactação, intervalo entre partos, entre outros.

Ao fazer a gestão, o produtor terá a capacidade de identificar o motivo de falhas produtivas e/ou reprodutivas, além de ter uma maior noção das ações que devem ser tomadas na correção deste problema.

A organização é a chave para quem pretende melhorar a gestão da propriedade

Para melhorar a gestão das atividades da fazenda, o produtor pode fazer uso de planilhas em computador ou até mesmo planilhas de papel. Há também a opção de adquirir programas de computador (software) especializados na gestão geral, sendo que estes demandam um valor de investimento um pouco maior, porém apresentam grande eficiência. Quando falamos em gestão, a ORGANIZAÇÃO é o fator primordial na busca de gestão rural eficiente. O pecuarista deve ser, acima de tudo, organizado para  conseguir gestões eficazes.

E você, tem noção de como anda o controle financeiro e zootécnico da sua fazenda? Você sabe o quanto gasta para produzir um litro de leite? Qual o seu lucro? E o seu planejamento para o futuro, como está? Se organize para fazer suas vacas produzirem cada vez mais e sua propriedade crescer de maneira sustentável.

Pense nisso!

Referências
  1. POLYCARPO, R. C. Índices zootécnicos que auxiliam a medir a eficiência do sistema produtivo. Portal MilkPoint. Disponível em: http://www.milkpoint.com.br/radar-tecnico/sistemas-de-producao/indices-zootecnicos-que-auxiliam-a-medir-a-eficiencia-do-sistema-produtivo-61217n.aspx. Acesso em: 16 de junho de 2016;
  2. BUSS, R. NIEHUES ; SILVA, P. . A Administração na Pequena Propriedade Rural. Revista São Luis Orione, v. 1, p. 149-174, 2012;
  3. Avaliação de índices zootécnicos. EMBRAPA- Gado de Leite. Disponível em: http://www.cnpgl.embrapa.br/sistemaproducao/4924-avalia%C3%A7%C3%A3o-de-%C3%ADndices-zoot%C3%A9cnicos. Acesso em: 16 de junho de 2016.

Tópicos: , , ,

Voltar ao topo